Pesquisa e Inovação
Apresentação
A pesquisa é parte integrante e essencial do ensino superior. Por meio da pesquisa os atores que compõem a Universidade tem a possibilidade de realizar uma reflexão crítica sobre a realidade e propor melhores caminhos para a sociedade.
A Coordenação de Pesquisa (CP) é a unidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPE) da PUC Goiás responsável pelo cadastro e acompanhamento dos projetos de pesquisa institucionais e por todos os processos que possibilitam o incremento da produção científica de docentes e discentes da PUC Goiás.
Fazem parte da CP/PROPE: Coordenação; Secretaria; Assessoria; Unidade de Apoio ao Pesquisador (UAP); Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Comitê Assessor de Pesquisa (COAP).
Objetivos
Cadastrar e acompanhar projetos de pesquisa de docentes e discentes da PUC Goiás;
Criar e gerenciar os grupos de pesquisa;
Receber solicitação e atribuir, juntamente com a Pró-reitora, carga horária de pesquisa aos docentes da PUC Goiás;
Divulgar, supervisionar e avaliar os programas de iniciação científica.
Fale Conosco
Editais e Comitês
EDITAIS 2022
EDITAIS 2021
EDITAL 2020
EDITAIL 2019
EDITAL 2018
EDITAL 2017
EDITAL 2016 – FITec
EDITAL 2016
EDITAL 2015
EDITAIS 2014
EDITAIS 2013
Anais
2022 – VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás 2021 – VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás 2020 – VI Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2019 – V Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2018 – IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2017 – III Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2016 – II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2015 – I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2014 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2013 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2012 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2011 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2010 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2009 – X Fórum de Pesquisa e X Jornada de Iniciação Científica 2008 – IX Fórum de Pesquisa e IX Jornada de Iniciação Científica 2007 – VIII Fórum de Pesquisa e VIII Jornada de Iniciação Científica
Modelos e Instruções
MODELO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTUDANTE/CANDIDATO IC – PIBIC
MODELO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTUDANTE/CANDIDATO IC – PIBITI
MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL DE IC
MODELO DE RELATÓRIO FINAL DE IC
MODELO DE RESUMO DE IC
TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC
TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBITI
TUTORIAL PARA CADASTRO NO SIGEP
TUTORIAL ACEITE TERMO ESTUDANTE 2022-2023
MANUAL PARA PREENCHIMENTO DE CURRÍCULO LATTES
CADASTRO DE CURRÍCULO LATTES (PLATAFORMA LATTES)
TUTORIAL DE ENVIO DO RELATÓRIO PARCIAL DE IC 2021-2022
TUTORIAL DE ENVIO DO RELATÓRIO FINAL E DO RESUMO DE IC 2021-2022
Estudantes de Iniciação Científica
Certificados Iniciação Científica
Consulta a Estudantes
Grupos e Projetos
CADASTRO DE GRUPO DE PESQUISA
CONSULTA
CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
CONSULTA
CONSULTA A PROJETOS DE PESQUISA ENCERRADOS
Comitês
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA/CEP
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário – possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).
O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos, o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
Obs:
- Através do aplicativo da CONEP você tem acesso a vídeos e tutoriais que esclarecem sobre a submissão e tramitação do projeto na Plataforma. Além disso, oferece apoio através de manuais e chat para tirar dúvidas. Vale a pena conferir! Acesse ao lado →
- O Instagram da CONEP é bem relevante também! As postagens são periódicas e esclarecem muitas dúvidas.
COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS/CEUA
COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA/COAP
Modelos e Instruções
TUTORIAL PARA CADASTRO DE MEMBRO NO SIGEP
TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA NO SIGEP
INSTRUÇÃO PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
INSTRUÇÃO PARA PRORROGAÇÃO DE PROJETO
TUTORIAL PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA NO SIGEP
TUTORIAL PARA AVALIAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTUDANTE DE IC – ORIENTADOR
TUTORIAL AVALIAÇÃO DE RELATÓRIO PARCIAL/FINAL DE ESTUDANTE DE IC – ORIENTADOR
TUTORIAL ACEITE DE TERMO DE COMPROMISSO DE ESTUDANTE DE IC – ORIENTADOR
Professor Pesquisador
Calendários CP
Agência de Inovação
Ciência, tecnologia e inovação
A Agência de Inovação PUC Goiás é uma instância institucional, que promove a interação entre a Universidade – Empresas – Agências de Fomento na realização de projetos cooperados de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todas as áreas do conhecimento.
Oferece, também, produtos e serviços, fruto de pesquisas desenvolvidas na Instituição, para os setores público e privado.
Núcleo de Inovação Tecnológica
Sobre
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
Principais Assuntos:
- Acordos com Empresas
- Propriedade Intelectual em geral e Inovação
- Patentes, registro de marca, desenho industrial, registro de software, dentre outros.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUC Goiás foi criado em 2012 através do Ato Próprio Normativo N°006/2012-GR como um dos departamentos da Agência de Inovação da universidade. O NIT está vinculado à PROPE e ao Gabinete do Reitor, sendo responsável pela realização da proteção, avaliação, valoração e comercialização/transferência dos resultados do conhecimento científico, tecnológico e cultural gerado na PUC Goiás que possa resultar em produtos, processos ou empresas, de modo a maximizar o impacto da pesquisa acadêmica em benefício da sociedade.
Coordenação:
Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro
Email: mcarneiro@pucgoias.edu.br
Whatsapp: 62 98130-6931
Sala de reuniões: PUC Goiás, área 3, piso 1, bloco D, ao lado a agência de inovação e incubadora de empresas.
Entre em contato via whatsapp para atendimento inicial ágil. Reuniões presenciais ou online via Teams e Google Meets
Reuniões presenciais apenas via agendamento após atendimento inicial online
Incubadora de Empresas
Sobre
A Incubadora PUC Goiás é um programa que estimula a criação e o desenvolvimento de empreendedores e de negócios competitivos, visando transformar ideias em planos de negocio, produtos e/ou serviços. O espaço é dedicado à cultura empreendedora e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, fazendo parte da Agencia de Inovação PUC Goiás. Os empreendimentos apoiados passam por processo seletivo e serão incubados para ampliar a sua probabilidade de sucesso. Tem sua sala junto ao Laboratório de Ideias da Escola de Gestão e Negocios, e conta com infraestrutura para atender até 16 empresas residentes.
Publico alvo
Alunos, professores e funcionários da PUC Goiás e a comunidade em geral.
Serviços
Sala coletiva de trabalho (coworking), laboratórios, auditório, biblioteca, sala de reunião, telefonia e acesso a web.
Assessorias
Gerencial, contábil, jurídica, apuração de custos, gestão financeira, comercialização, marketing e treinamentos, e cursos empresariais.
Apresentação
Sobre o IGPA

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) – vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – é representativo nos diferentes segmentos das instituições de ensino, de pesquisa e de cultura do país. Nele está agregada uma tradição construída ao longo de sua história, desde 1972, por ações marcantes na área de Arqueologia, Antropologia, Meio Ambiente e Documentação Audiovisual. Além disso, o IGPA coordena e desenvolve o curso de graduação em Arqueologia e cursos de educação continuada. Também atua na área da extensão, por intermédio do Centro Cultural Jesco Puttkamer.
Surgiu no início da década de 1970, como Gabinete de Arqueologia, cuja atuação se restringia às pesquisas arqueológicas no estado de Goiás. Ao ampliar sua proposta de atuação com pesquisas no campo da Antropologia, transformou-se, em 1972, no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. Desde a sua concepção e formação até sua atuação, o Instituto sempre esteve comprometido com o reconhecimento e a valorização do Patrimônio Histórico-Cultural, Arqueológico, Etnográfico e Ambiental, tendo como transversalidade a dimensão multicultural.
Fale Conosco
Localização:
Praça Universitária, Área II, Prédio do IGPA, Secretaria
Endereço para envio de correspondências:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário
Caixa Postal 86, CEP: 74605-010
Goiânia – GO – Brasil
Fone: 62-3946-1654
Email: igpa@pucgoias.edu.br
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 7:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 – 18:00 às 22:00
Acervos
O IGPA é responsável por um importante acervo cultural, de natureza arqueológica, audiovisual e etnográfica, reconhecido em âmbito nacional e internacional. O acervo constitui em um dos principais campos de investigação científica do Instituto.
Ao longo dos anos este acervo foi se ampliando e se qualificando, acompanhando os avanços técnicos e científicos de suas áreas de atuação.
Os acervos gerenciados pelo Instituto têm sido objeto primário de parte representativa de sua produção científica, assim como atendido demanda externa para este fim, em especial para pesquisas de pós-graduação e de graduação do curso de Arqueologia da PUC Goiás.
O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, desde a sua criação desenvolve pesquisa na área de Arqueologia.
O acervo arqueológico do IGPA é composto por peças resgatadas em pesquisas acadêmicas realizadas por professores/pesquisadores do Instituto, desde a década de 1970 até os dias atuais. Também está constituído por objetos arqueológicos advindos de apoio institucional a projetos de pesquisa realizados por outros profissionais, em áreas de impacto ambiental.
O Acervo Arqueológico do IGPA está abrigado em três unidades: na reserva técnica, contígua ao Laboratório de Arqueologia; na reserva técnica do Centro Cultural Jesco von Puttkamer e na reserva técnica localizada no Instituto Trópico do Subumido.
Ele é composto por materiais líticos, cerâmicos, ósseos, vegetais, louça, vítreos, metálicos e materiais em construção, além de documentos escritos, livros e material audiovisual.
Todas as peças acervadas passaram por um processo de higienização, acondicionamento e catalogação, trabalhos que são realizados no Laboratório de Arqueologia do IGPA.
Os objetos acervados estão em constante processo de investigação científica, realizada pelos professores/pesquisadores do Instituto, juntamente com seus estagiários de Iniciação Científica. Também são disponibilizados, mediante normativas internas e do IPHAN, à profissionais de outras instituições de ensino superior.
Diversas pesquisas estão em andamento, com trabalhos de campo na região arqueológica de Caiapônia, Palestina de Goiás, Rio Araguaia e Serranópolis, com apoio do CNPq, Fapeg e apoio da PUC Goiás..
Sob a coordenação do Núcleo de Documentação Audiovisual, o Acervo Audiovisual e Documental do IGPA é pioneiro, no Centro-Oeste brasileiro, em acervamento etnodocumental (áudio e imagem).
A configuração do atual Acervo Audiovisual do IGPA efetivou-se após a doação realizada pelo documentarista Wolf Jesco von Puttkamer, no ano de 1978, de sua coleção audiovisual e de registros escritos acerca de sociedades indígenas brasileiras.
Outras coleções de renomados sertanistas, fotógrafos, cineastas e documentaristas foram acrescidas, por meio de novas doações, entre elas a Coleção Mário Ferreira Simões, composta por diários de campo e bonecas Karajá, confeccionadas entre 1958 e 1959; a Coleção Acary de Passos Oliveira, composta por slides e diários de campo sobre povos indígenas brasileiros, coletados nos anos de 1970 e 1980; e a Coleção Adrian Cowell, composta por imagens fixas e em movimento, referentes aos documentários fílmicos sobre a Amazônia brasileira, durante o período crítico da destruição da floresta e dos conflitos com a população envolvente, entre os anos de 1980 a 2010.
Considerado hoje o maior acervo audiovisual do mundo sobre a História dos Povos da Amazônia, a coleção audiovisual compreende hoje, aproximadamente: 150.000 imagens fotográficas (83.600 slides, 58.000 negativos e 8.400 ampliações em papel); 138 rolos de película de 16mm, sendo 17 rolos negativos originais de imagem (NO), 114 rolos positivos originais de câmera (DPX Reversível); 7 rolos de filme editados (COZ) pela BBC de Londres. Totalizando aproximadamente 96.604,5 pés de material inédito. Ainda duas centenas de diários de campo em inglês, português e alemão; cerca de 400 fitas sonoras de rolo, originais, 62 fitas DAT (cópias das matrizes) e 62 fitas K7 (cópias de trabalho), sendo que 96 horas de som já foram digitalizadas.
Essa coleção possui, portanto, imagens e material sonoro, como cantos, lendas e ritos indígenas, registros linguísticos, cultura material, diários de campo, fotografias, negativos e diapositivos, documentários em preto e branco, em cores e material bruto, com temáticas relativas à cultura indígena brasileira, ao meio ambiente, aos conflitos de terra, à Arqueologia pré-histórica e histórica brasileira, às populações impactadas por grandes projetos desenvolvimentistas, à construção de Brasília, dentre outras expressões do patrimônio natural e cultural.
Nasceu a 17 de fevereiro de 1907, no Rio de Janeiro e mudou-se com a família para Goiás, com apenas 30 dias de nascimento. Aos dezoito anos, ingressou na carreira militar e mais tarde freqüentou a Escola de Marinha Mercante, onde fez o curso de comissário. Em 1939 foi colocado à disposição do Gabinete Militar da Presidência da República para construir na Ilha do Bananal um campo de aviação para a visita do Presidente Getúlio Vargas em área indígena Karajá, quando teve seu primeiro encontro com índios e pôde descobrir sua verdadeira vocação. Foi convidado a participar da Expedição Roncador-Xingu. Durante este período dedicou-se também à coleta de material sobre a vida dos índios Yawalapiti Kamayurá, Kuikuro, Kalapalo, Kayabi, Txicão, Juruna, Suyá, Txucahamãe, Xavante. Bororo. Tapirapé, Karajá, Javaé, Krahó, Xerente e Apinayé. Colaborou com Francisco Meirefies e Ismael Leitão, na tentativa de aproximação com os Xavante, e ainda com Francisco Meirelles e seu filho Apoena e juntamente com Jesco von Puttkamer nas tentativas de aproximação com os Suruí e Cinta Larga. Induzido pela paixão à vida dos povos indígenas juntou um farto material composto por fotografias, artesanato, bibliografia e diários de campo. doados em grande parte ao IGPA. De 1957 a 1965, Acary integrou à Comissão de construção de Brasília e foi designado para assessorar o Presidente da Fundação Brasil Central. sendo responsável pela “Operação Bananal”. De 1969 a 198 1, Acary foi diretor do Museu Antropológico da UFG. Foi admitido na Universidade Católica de Goiás a partir de 1983 e, desde então, vem transmitindo à comunidade universitária e, principalmente. às crianças goianienses, a sua experiência adquirida junto às aldeias indígenas, participando de seminários, mesas-redondas. palestras e exposições.
Em breve!
Em breve!
Em breve!
Em breve!
Imagens da Memória
Em breve!
Gestão de Pesquisa
Cadastro de Eventos/Atividades para o Congresso de CTI da PUC Goiás
Submissão das propostas de Eventos/Atividades para o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás pelos Diretores e/ou Coordenadores das Escolas da PUC Goiás.
Após revisão no TUTORIAL acima, Clique no botão abaixo para acessar o Sistema de Eventos/atividades
Certificados
Qualquer divergência ou alteração com relação aos certificados dos Congressos ou Semanas de C&T, devem ser enviadas para o e-mail: congressoct@pucgoias.edu.br
Notícias de pesquisa e inovação

Despedida da professora Milca Severino marca posse de novos gestores
A sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão com posse de novos gestores ocorreu na manhã desta terça-feira, 20, no Auditório da Área 4. Foi a primeira vez que o arcebispo de Goiânia, dom João Justino, presidiu a sessão solene, acompanhado, no dispositivo, por dom Levi Bonatto e a reitora Olga Izilda Ronchi. Com o auditório lotado, a cerimônia prestou-se a dar posse à nova pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, que assumiu o cargo com a saída da então pró-reitora Milca Severino, bem como à professora Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite,

Congresso de História promove exposição sobre globalidade e a astrologia medieval
Teve início na noite da última segunda-feira, 05 de setembro e irá até amanhã, o I Congresso Internacional e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Sacralidades Medievais, com início das exposições às 19h, no auditório da área 2, da PUC Goiás. A exposição de abertura, intitulada “A ‘crença verdadeira’ no setenário de Afonso X: consciência de globalidade e a astrologia medieval”, ficou a cargo da professora Aline Dias da Silveira, que pertence ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Cnpq/UFSC). Ao falar sobre seu trabalho, a professora Aline Dias da Silveira afirmou que a expectativa da conferência é colaborar e
Inscrições e Resultados
Inscrições Iniciação Científica
Resultados 2022
Resultados 2021
Resultados 2020
Resultados 2019
Resultados 2018
Resultados 2017
Resultados 2016
Resultados 2015
Resultados 2014
Resultados 2013
Fale conosco
Tem alguma dúvida sobre Iniciação Científica? Queremos te ajudar!
- 62 3946-1070/1073/1431
- 62 3946-1073
- Horário: (08h às 12h e 13h30 às 17h, de Segunda a Sexta-feira, exceto feriados).
- pesquisa@pucgoias.edu.br