Aproveitamento de Crédito

Aproveitamento de créditos é o aproveitamento de estudos feitos em outro curso superior para o curso atual. Quem faz a análise do aproveitamento é o coordenador do curso ou da área, que irá considerar a carga-horária e o conteúdo estudado.

Pode haver aproveitamento quando o conteúdo cursado na IES de origem atingir 60% e a carga horária mínima de 50% do previsto na matriz curricular na PUC Goiás (Art. 239, Regimento Geral PUC Goiás).

O pedido do aproveitamento de créditos deve ser feito na Secretaria do curso do estudante, dentro dos prazos estabelecidos pelas Escolas, e deve apresentar a documentação abaixo.

Do aluno por Transferência, exige-se:

  • Histórico escolar original;
  • Programa de disciplinas cursadas;
  • Sistema de aprovação da IES de origem.

Do aluno Portador de Diploma, exige-se:

  • Histórico escolar original;
  • Programa das disciplinas cursadas;
  • Sistema de aprovação da IES de origem.

Do aluno ingresso mediante Concurso Vestibular, exige-se:

  • Decreto de reconhecimento do curso;
  • Histórico escolar original;
  • Programa das Disciplinas cursadas;
  • Sistema de aprovação da IES de origem (dispensado se as disciplinas foram cursadas na PUC Goiás).
Informações importantes:
  • Não serão aproveitados os estudos cursados em outra Instituição de Ensino Superior ao mesmo tempo em que o estudante estiver matriculado na PUC Goiás ou temporariamente afastado do curso para o qual pretende o aproveitamento, exceto em caso de mobilidade estudantil (Art. 237, Regimento Geral).
  • O aproveitamento de créditos cursados em outras Instituições de Ensino Superior poderá ser efetuado em, no máximo, 75% (cinquenta) por cento das disciplinas da matriz curricular do curso da PUC Goiás (Art. 238, Regimento Geral).
  • Para aproveitamento de créditos de estudos cursado em outras Instituições de Ensino Superior será respeitado o sistema de avaliação da instituição de origem (Art. 241, Regimento Geral)
  • Não são aproveitados estudos realizados em cursos livres e de extensão.

Formulário de Requerimento de Aproveitamento de Crédito

Colação de Grau

É um ato legal, oficial, formal, público e solene.

Colação de Grau Institucional

Agrega alunos de diversos cursos de graduação e é realizada nas dependências da PUC Goiás de acordo com o cronograma estabelecido pelo Gabinete da Reitora e Secretaria Geral. Deve ser requerida no site da PUC Goiás na página de Colações.

Colação de Grau Extraordinária

Colação de Grau Extraordinária, como o próprio nome diz, é realizada somente em casos específicos, com justificativa comprovada.  O pedido deve ser protocolizado na secretaria da escola do estudante. 

Importante:

A participação na cerimônia de Colação de Grau é direito inalienável e subjetivo do aluno que tenha integralizado a matriz curricular do seu curso, mediante o cumprimento de todas as exigências acadêmicas para esse fim.

Desde 1959, a PUC Goiás formou mais de 110 mil profissionais. Agende sua Colação de Grau.

Regime de Avaliação Especial

Pode requerer o benefício de Regime de Avaliação Especial o aluno que, para integralizar a matriz curricular no período letivo, necessite de até 2 disciplinas cursadas com frequência mínima de 50%, tendo sido reprovado por nota ou frequência (Art. 202 do Regimento Geral).

O disposto nesse artigo não se aplica às disciplinas de prática, estágio, laboratório e trabalho de conclusão de curso.

Trancamento de Matrícula

O trancamento de matrícula assegura ao estudante o afastamento do curso de graduação, por tempo determinado, sem a perda do vínculo com a PUC Goiás (art. 177, Regimento Geral).

O deferimento do trancamento de matrícula depende de requerimento nos prazos estabelecidos no Regimento Geral e no calendário acadêmico (Art. 178, Regimento Geral).

O estudante beneficiado por bolsa de estudo de qualquer natureza ou que possua financiamento estudantil pode fazer o trancamento de matrícula, conforme estabelecido no Regimento, porém, a manutenção do benefício depende do cumprimento das normas estabelecidas pelo órgão concedente da bolsa ou do financiamento (Art. 179, Regimento Geral).

O estudante, a partir do período estabelecido para a pré-matrícula do semestre subsequente e antes do vencimento da 1ª (primeira) parcela daquela semestralidade, pode requerer o trancamento da matrícula do semestre vindouro, sem o ônus da respectiva 1ª (primeira) parcela da semestralidade (matrícula) (Art. 180, Regimento Geral).

O estudante que requerer o trancamento após o vencimento da 1ª (primeira) parcela da semestralidade, arcará com as parcelas vencidas da semestralidade e, de forma proporcional, com a parcela vincenda no mês do requerimento (Art. 181, Regimento Geral)

É vedado o trancamento de matrícula aos estudantes regulares no semestre de ingresso, independente da forma de ingresso, bem como aos estudantes ouvintes e extraordinários (Art. 184, RG).

O prazo máximo do trancamento para os cursos de bacharelado e licenciatura é de 4 (quatro) semestres letivos, e de 2 (dois) semestres letivos para os cursos tecnológicos, contados do semestre do trancamento, incluídas as prorrogações (Art. 185, RG).

Ter o ensino superior completo também ajuda o profissional a receber as melhores oportunidades de crescimento na carreira escolhida. Afinal, uma formação desse tipo representa que o funcionário está capacitado com as práticas e técnicas necessárias para o bom exercício de suas funções.

Devolução de Taxa

Ocorre somente nos seguintes casos:

  • Pagamento indevido de semestralidade total ou parcial;
  • Cancelamento financeiro decorrente de falha administrativa ocorrida na matrícula.

Onde requerer

Na secretaria da escola a que está vinculado o seu curso.

Documentação necessária

  • Comprovante de matrícula;
  • Comprovante de pagamento;
  • Justificativa formulada em requerimento específico, disponível na secretaria da escola.

Exercícios Domiciliares

É assegurado o benefício do regime de exercícios domiciliares para compensar a ausência às aulas, nos termos do Decreto-Lei nº 1.044, de 21/10/1969 e da Lei nº 6.202 de 17/04/1975 (Art.121 Regimento Geral da PUC Goiás).

Onde requerer

Na secretaria da escola contendo o Atestado Médico, no prazo impreterível de 15 dias letivos, contados da data em que o atestado determinar a licença médica, munido do documento de identificação pessoal.

Importante

Os processos protocolados fora do prazo são indeferidos e arquivados.

Reabertura de Matrícula

Quem pode requerer:

  • Aluno com matrícula trancada;
  • Aluno desligado.

Onde requerer

Na Secretaria Geral por meio do e-mail [email protected] .

Quais documentos apresentar

  • Digitalização da carteira de identidade;
  • Comprovante do pagamento da taxa de reabertura de Matrícula (que será enviado pelo e-mail);
  • Digitalização da negociação ou quitação do débito, caso haja.

Transferência da PUC Goiás

Quem pode requerer

Aluno matriculado, trancado ou com reabertura de matrícula para semestre em curso, ou para o próximo semestre.

Onde requerer

Na Secretaria Geral por meio do  e-mail [email protected] .

Documentação

  • Digitalização da carteira de identidade;
  • Comprovante de pagamento das taxas referentes a este procedimento.

Atenção: O pedido de transferência para alunos menores de 18 anos deverá ser requerido pelos pais.

Por que a PUC Goiás é a melhor opção?

Contamos com ampla estrutura de apoio ao estudante, desde espaços inovadores de aprendizagem e estudos, apoio psicológico, de adaptação à vida acadêmica e reforço em várias áreas. O estudante tem a oportunidade de trabalhar com pesquisas desde o primeiro semestre, por meio da Iniciação Científica. Desenvolvemos inúmeras atividades de extensão, que permitem a integração do conhecimento acadêmico com as necessidades da sociedade, vivenciando na prática o que aprendem nos cursos.

Desistência

Consiste no cancelamento da matrícula. Este procedimento ocasiona perda do vínculo junto à PUC Goiás.

Pode ser realizado pelo aluno ou então pelos pais ou responsáveis legais no caso de alunos menores de idade.

O aluno ou responsável legal deve enviar e-mail com a solicitação de desistência para a Secretaria Geral – [email protected] .

O aluno deverá devolver o e-mail com o termo de desistência devidamente preenchido, assinado e digitalizado, estando ciente de que o cancelamento financeiro ocorre de acordo com o Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta celebrado junto ao PROCON-GO.

Atenção: A parcela do mês vigente será devida se o pedido de desistência for solicitado após o dia 15 (quinze) do mês em questão.

Desligamento Acadêmico

Ocorre quando não há confirmação de matrícula ou trancamento para o semestre vigente.

Esta situação poderá ser revertida mediante pedido de reabertura da matrícula do aluno. Procedimento que deverá ser feito junto à Secretaria Geral, por meio de e-mail – [email protected] . A taxa em vigência para esse procedimento é de R$35,00 (trinta e cinco reais).

Atenção: Para efetivar o pedido de reabertura de matrícula o aluno precisa estar em dia com as mensalidades e com sua documentação completa junto à Instituição.

Ter o ensino superior completo também ajuda o profissional a receber as melhores oportunidades de crescimento na carreira escolhida. Afinal, uma formação desse tipo representa que o funcionário está capacitado com as práticas e técnicas necessárias para o bom exercício de suas funções.

Emissão de Documentos

Obedecido os prazos institucionais, é facultado ao aluno a emissão de documentos de seu interesse, tais como certidão de conclusão de curso e histórico escolar da graduação.

A solicitação é feita junto à Secretaria Geral por meio do e-mail [email protected] . O  prazo para entrega de documentos é de três dias úteis. 

Sobre o recebimento de documentos

O aluno deve manter sempre atualizada sua documentação junto à PUC Goiás. Assim, existindo alguma alteração de documento, deve apresentar o documento atualizado para o e-mail da Secretaria Geral – [email protected]

Faz parte do dossiê do aluno os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título Eleitoral;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Certificado de Reservista;
  • Comprovante de Endereço;
  • Foto 5×7;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio

E em alguns casos, outros como:

  • Certidão de Estudos ou Guia de Transferência;
  • Diploma de Curso Superior;
    Histórico Escolar de Curso Superior.

Importante: Para facilitar ao aluno, a Secretaria Geral posta nas parcelas semestrais dos alunos matriculados a pendência dos documentos. Esteja sempre atento às nossas mensagens.

Telefones

(62) 3946-1023
(62) 3946-1025

Funcionamento

Segunda a sexta,
das 8h às 12h e das 14h às 17h