Destaque no cenário nacional, PUC Goiás comemora 63 anos de história

Produtora, difusora do conhecimento científico e em constante diálogo com a sociedade, por meio dos seus programas de ensino, pesquisa e extensão, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) comemora 63 anos nesta segunda-feira, 17 de outubro. A primeira universidade de Goiás e da região Centro-Oeste formou 122.049 profissionais ao longo da história e é sinônimo de casa comum para as milhares de pessoas que constroem, cotidianamente, seus projetos de vida.

A programação de aniversário será iniciada com missa na Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), no dia 17, às 18 horas, aberta à comunidade acadêmica e sociedade em geral, e continua com o 8º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), que ocorre de 18 a 21 deste mês, em todas as áreas da PUC Goiás, com a discussão do tema Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Destaques do CCTI

Na programação, ganha destaque a conferência de abertura, que será ministrada pelo professor da PUC Rio Grande do Sul, Jorge Luis Nicolas Audy, no dia 18, às 9 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Ele é doutor na área de Sistemas de Informação pela UFRGS, com pós-doutorado na Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, na Tsinghua University, China, e Universidade de Málaga, Espanha.

No mesmo dia, às 14h30, a doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Patrícia Zendron, que atualmente é funcionária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), irá proferir uma palestra sobre a importância do patrocínio em cultura e desenvolvimento científico. A atividade ocorrerá na Sala de Defesas da Área 4 (Praça Universitária).

Solenidade tradicional na programação do evento, o Mérito Científico irá coroar a trajetória do docente e pesquisador Júlio Cesar Rubin de Rubin, no dia 21 de outubro, às 17 horas, no auditório 1 da Área 2 (Praça Universitária).

O docente coordena atualmente o projeto de pesquisa Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas Perspectivas, que traz uma contribuição para as discussões científicas relacionadas com a ocupação humana no Planalto Central Brasileiro e, consequentemente, no Brasil e na América do Sul.

A programação completa do CCTI pode ser conferida no site www.pucgoias.edu.br.

Marcos atuais

Diversas conquistas atuais são resultado de uma construção histórica e coletiva que foi sendo amadurecida ao longo das seis últimas décadas. Nesse contexto, a PUC é reconhecida em premiações e avalições externas que confirmam o seu compromisso de qualificar profissionais e cidadãos comprometidos com o bem comum.

No último mês de setembro, a universidade conquistou o primeiro lugar na etapa regional do Prêmio IEL de Estágio como instituição de ensino inovadora. Na mesma premiação,  também é finalista nacional pela mesma categoria, cujos resultados serão anunciados no dia 26 deste mês.

Vale destacar que a universidade está entre as instituições mais bem avaliadas no estado de Goiás pelo Ministério da Educação (MEC), que chancela os cursos de graduação, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que acompanha e certifica os cursos de pós-graduação stricto sensu.