PUC obtém nota máxima em programa de formação de professores

A PUC Goiás obteve nota máxima no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC). O Parfor é destinado a formação de professores da rede pública de educação básica de todo o país. Os cursos são totalmente gratuitos para os professores participantes do programa. A avaliação máxima do projeto institucional apresentado pela PUC também foi alcançada nos projetos individuais de cada curso de licenciatura oferecido.

O objetivo do Parfor é contribuir para a adequação da formação inicial dos professores da rede pública de educação básica a partir da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. O programa foi criado em 2014, mas esta é a primeira vez que a PUC Goiás participa e com um projeto reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e pela Capes. A nota máxima nos projetos institucional e dos cursos garantiu à PUC um número recorde de vagas a serem oferecidas.

De acordo com o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, prof. Romilson Martins, o Parfor havia destinado 500 vagas para toda a região Centro-Oeste. “Mas como havia possibilidade de remanejamento de vagas de outras regiões e devido à qualidade dos projetos da universidade, foram destinadas 600 vagas para a PUC neste semestre e outras 600 para o próximo”, explica.

Aulas nos polos regionais e na PUC

O projeto da PUC Goiás prevê a oferta de vagas em três grandes polos: Ceres, Luziânia e Porangatu, que irão reunir cerca de 18 a 20 municípios do seu entorno. O projeto da PUC prevê 40% de aulas síncronas, além de aulas presenciais nos polos regionais e na própria PUC Goiás, em Goiânia.

Romilson Martins explica que o projeto pedagógico dos cursos pelo Parfor é o mesmo dos cursos regulares, com a vantagem de serem mais flexíveis. “Os cursos permitem flexibilidade no tempo de estudar e também no jeito de estudar”, assinala. Isso por que as aulas presenciais nos polos serão realizadas nos meses janeiro e julho, quando os professores estão de férias. No último ano, as disciplinas de laboratório e práticas também serão realizadas nos mesmos meses.

Licenciatura gratuita

Os cursos de licenciatura oferecidos pela PUC Goiás via Parfor são totalmente gratuitos para os professores da educação básica em atuação na rede pública em todo o país. A Capes pagará bolsas aos alunos matriculados, que serão revertidas para a universidade para cobrir o valor da mensalidade, além de verba para manutenção dos cursos. O valor recebido pela instituição é correspondente ao número de alunos inscritos.

Como participar

Para participar, o professor da rede pública de educação básica, efetivo ou contratado, deve estar atuando em 2022. O primeiro passo para ter acesso às vagas é fazer o cadastro ou atualização do seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível aqui, até as 18 horas do dia 13 de julho (horário oficial de Brasília).

Feito isso, o professor candidato terá até o dia 18 de julho para realizar a pré-inscrição no sistema da Capes. Essa inscrição será validada, posteriormente, pela secretaria de Educação à qual está vinculado.

Por que escolher a PUC Goiás?

Com mais de 70 anos de tradição na formação de professores, a PUC Goiás possui um projeto pedagógico reconhecido nacionalmente por sua inovação pedagógica, flexibilidade na organização curricular, sinergia e articulação entre os cursos, o que permite concluir dois cursos em até 5 anos e meio. Outro diferencial é seu corpo docente altamente qualificado formado 100% por mestres e doutores.

Além disso, na PUC Goiás ocorre uma intensa e produtiva articulação entre a graduação e a pós-graduação lato sensu, o que permite cursar uma especialização gratuitamente, com a pós-graduação stricto sensu, onde aluno pode cursar uma disciplina do mestrado, também gratuitamente; e a articulação dos programas de bolsas de estudos desde o primeiro semestre. Outro diferencial é o amplo e rico campo de estágio, bem como os estágios realizados com suas próprias turmas a partir do ensino por evidências.

Cursos oferecidos

Polo Ceres

Letras

Matemática