Mestrados da PUC avançam no conceito da Capes

Cinco programas de pós-graduação stricto sensu, nível de mestrado, da PUC Goiás receberam avaliações consideradas excelentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes. O resultado, divulgado nesta semana, abre caminho para que os programas com notas a partir de 4 solicitem aprovação para implantação de doutorados.

Na última avaliação quadrienal divulgada, o Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde obteve nota 5, considerada excelente, visto que é a nota máxima no conceito nacional. A escala de avaliação varia de 1 a 7, sendo que os conceitos 6 e 7 são para programas considerados de nível internacional.  Os mestrados em História, Letras, Genética e Desenvolvimento e Planejamento Territorial alcançaram conceito 4. Todos os programas tiveram notas maiores nesta avaliação do que na anterior.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino Pereira, a avaliação foi muito positiva. “Agora temos vários cursos que estão qualificados para ofertar o nível de doutorado. Vamos aproveitar o edital aberto para propor a criação dos doutorados em Letras, História e Ciências ambientais e Saúde”, adianta.

Segundo assinala, a avaliação jogou luz no trabalho importante que os professores e estudantes dos programas estão fazendo. Conforme avalia, o impacto para instituição é muito grande, visto que os estudantes recorrem à instituição para fazer um curso de qualidade. “O processo de avaliação é muito importante não somente para as instituições que ficam sabendo como estão os seus programas, mas de uma forma especial sobre que tipo de impacto que este programa está tendo na sociedade”, explica.

Critérios

E o impacto social dos programas é justamente um dos principais critérios da avaliação. A Capes quer saber qual a contribuição que os programas dão para a sociedade nas suas diferentes demandas sociais, tecnológicas, de educação etc. Entre os critérios de avaliação da Capes, destaca-se também a qualidade das publicações dos professores, que tipo de pesquisa se faz e como ela é socializada na comunidade científica. “Os trabalhos devem ser publicados em revistas de excelência, que a comunidade científica tenha acesso e que seja exigente”, explica a pró-reitora, lembrando que a produção acadêmica dos professores, em especial no que diz respeito a qualidade dos artigos, das publicações, dos trabalhos de conclusão de curso são determinantes na avaliação.

A participação dos egressos e como eles estão se desenvolvendo após a conclusão do programa é outro ponto levado em consideração pela Capes. Por isso é importante manter o acompanhamento da produção dos egressos, para verificar se continuam crescendo academicamente. O egresso fica vinculado ao programa pelos cinco anos seguintes à sua conclusão. No caso da PUC Goiás, uma das formas de acompanhamento é o Liderança Destaque, premiação que reconhece a trajetória de sucesso de egressos da instituição. “O Liderança Destaque faz uma homenagem às pessoas que estão desempenhando um papel importante nas diferentes áreas do conhecimento. Mostra que estão ocupando espaços sociais muito importantes. São políticos, empresários, professores de renome ou que fizeram algo importante do ponto de vista, científico, tecnológico e inovação” assinala.

Profa. Milca Severino Pereira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC

Nota 5

Diretor da Escola de Ciências Médicas e da Vida, ao qual o programa de mestrado em Ciências Ambientais e Saúde, que obteve nota 5 da Capes, está vinculado, o prof. Wilson Cruvinel afirma que a “obtenção da nota 5 na avaliação quadrienal da Capes expressa a qualidade do programa, que é medida por vários parâmetros com foco no colegiado de docentes pesquisadores, com destaque para os projetos de pesquisa, para a produção científica, para as parcerias internacionais, a infraestrutura de laboratórios entre outros”.

Segundo ele, a interdisciplinaridade do programa é um diferencial, abrindo possibilidades para profissionais de diferentes formações. A nota, complementa, expressa a maior qualidade do programa e uma maior maturidade do corpo docente. O foco do mestrado agora é a nota 6 ou 7, concedidas a programas de padrão internacional. “À medida que formos estreitando pesquisas internacionais, vamos caminhando para obter uma nota 6 ou 7. O que falta para ascender na avaliação são mais parcerias internacionais”, explica.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Ciências Ambientais e Saúde, prof. Leonardo Borges, afirma que a mudança de nota é muito importante para o programa, porque o consolida e sedimenta suas linhas de pesquisa. “Essa avaliação nos dá possibilidade de almejar outros voos. Estou otimista quanto a aprovação do doutorado”, comemora.

“A nota 5 reflete qualidade do programa que vem de muitos anos, de gestões que antecederam a atual, da consolidação de colaboração de pesquisas com grupos do Brasil e de fora. É um programa interdisciplinar e a nota 5 revela essa questão da articulação dos docentes de linhas de pesquisas diferentes. Há uma série de inserções em termos colaborativos com outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais. Essa nota reflete um conjunto de ações no sentindo de crescer e sedimentar a pesquisa interdisciplinar”, assinala e frisa que ascender para uma nota 5 é algo excepcional num momento difícil para a pesquisa e para a captação de recursos para pesquisas.  “E mesmo nesse cenário adverso, cenário de pandemia, nosso programa conseguiu, qualitativa e quantitativamente, subir esse patamar”, finaliza.