Destaque no cenário nacional, PUC Goiás comemora 63 anos de história

Produtora, difusora do conhecimento científico e em constante diálogo com a sociedade, por meio dos seus programas de ensino, pesquisa e extensão, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) comemora 63 anos nesta segunda-feira, 17 de outubro. A primeira universidade de Goiás e da região Centro-Oeste formou 122.049 profissionais ao longo da história e é sinônimo de casa comum para as milhares de pessoas que constroem, cotidianamente, seus projetos de vida.

A programação de aniversário será iniciada com missa na Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), no dia 17, às 18 horas, aberta à comunidade acadêmica e sociedade em geral, e continua com o 8º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), que ocorre de 18 a 21 deste mês, em todas as áreas da PUC Goiás, com a discussão do tema Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Destaques do CCTI

Na programação, ganha destaque a conferência de abertura, que será ministrada pelo professor da PUC Rio Grande do Sul, Jorge Luis Nicolas Audy, no dia 18, às 9 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Ele é doutor na área de Sistemas de Informação pela UFRGS, com pós-doutorado na Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, na Tsinghua University, China, e Universidade de Málaga, Espanha.

No mesmo dia, às 14h30, a doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Patrícia Zendron, que atualmente é funcionária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), irá proferir uma palestra sobre a importância do patrocínio em cultura e desenvolvimento científico. A atividade ocorrerá na Sala de Defesas da Área 4 (Praça Universitária).

Solenidade tradicional na programação do evento, o Mérito Científico irá coroar a trajetória do docente e pesquisador Júlio Cesar Rubin de Rubin, no dia 21 de outubro, às 17 horas, no auditório 1 da Área 2 (Praça Universitária).

O docente coordena atualmente o projeto de pesquisa Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas Perspectivas, que traz uma contribuição para as discussões científicas relacionadas com a ocupação humana no Planalto Central Brasileiro e, consequentemente, no Brasil e na América do Sul.

A programação completa do CCTI pode ser conferida no site www.pucgoias.edu.br.

Marcos atuais 

Diversas conquistas atuais são resultado de uma construção histórica e coletiva que foi sendo amadurecida ao longo das seis últimas décadas. Nesse contexto, a PUC é reconhecida em premiações e avalições externas que confirmam o seu compromisso de qualificar profissionais e cidadãos comprometidos com o bem comum.

No último mês de setembro, a universidade conquistou o primeiro lugar na etapa regional do Prêmio IEL de Estágio como instituição de ensino inovadora. Na mesma premiação,  também é finalista nacional pela mesma categoria, cujos resultados serão anunciados no dia 26 deste mês.

Vale destacar que a universidade está entre as instituições mais bem avaliadas no estado de Goiás pelo Ministério da Educação (MEC), que chancela os cursos de graduação, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que acompanha e certifica os cursos de pós-graduação stricto sensu.

Leia também: Cursos recebem nota máxima do MEC 

Leia também: Mestrados avançam no conceito Capes 

No âmbito da formação de professores, a instituição é referência nacional em três importantes programas que incentivam a formação desses profissionais da Educação e obteve nota máxima nas propostas apresentadas ao Programa de Iniciação à Docência (Pibid), ao Programa de Residência Pedagógica e, também, ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

“A universidade chega aos 63 anos com princípios muito sólidos e valores muito bem colocados, diretamente referenciados no Pacto Educativo Global: um pacto pela educação, pela dignidade humana e pelo Planeta, no mundo todo. O futuro, com certeza, deve vir para o fortalecimento do vínculo dos professores, dos estudantes e dos funcionários com a natureza institucional, com sua tradição, mas com esse olhar de futuro, de uma instituição que se renova e é capaz de se inovar constantemente”, analisa a reitora da instituição, Olga Izilda Ronchi.

Breve histórico 

Dentro da Igreja Católica foi lançada a semente da criação da primeira instituição de ensino superior do Brasil Central. Em 1948, dom Emanuel Gomes de Oliveira lançou as bases do que seria a futura PUC Goiás durante o Congresso Eucarístico, na Praça Cívica.

Naquele ano, surgiu a Faculdade de Filosofia e a Sociedade de Educação e Ensino de Goiás, com o objetivo de instalar, manter e administrar a recém-criada universidade. Essa iniciativa impulsionou a criação do Núcleo Universitário, composto por faculdades e escolas mantidas pela Arquidiocese de Goiânia.

Convidados por dom Emanuel, os padres jesuítas chegaram na capital goiana em 1954 para gerir a futura universidade e três anos depois, com a vinda de dom Fernando Gomes dos Santos, a educação e a Igreja passam a viver um novo tempo.

No dia 25 de outubro de 1958 é criada a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da instituição e em junho de 1959, o decreto nº 46.2018 autorizou o funcionamento do curso de bacharelado da Faculdade Goiana de Direito, mantida pela SGC.

Naquele contexto de criação da capital Brasília e as demandas pela inserção pastoral na área do ensino, o decreto nº 47.041 cria a Universidade de Goiás, primeira universidade do estado goiano e do centro-oeste brasileiro, que reunia as faculdades de Filosofia de Goiás, de Ciências Econômicas; a faculdade Goiana de Belas Artes, e a faculdade Goiana de Direito agregadas à Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula, e a de Serviço Social.

Todas essas faculdades foram o berço de criação da universidade, que em 1971 recebeu o nome de Universidade Católica de Goiás (UCG) e, em 2009, em seu cinquentenário, recebeu o reconhecimento pontifício do Vaticano, tornando-se a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É a 7ª no Brasil e a 19ª no mundo a conquistar este título.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.