Olga Ronchi assume mandato como reitora da PUC Goiás

A professora Olga Izilda Ronchi assumiu, na noite desta quinta-feira, 22, em Sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade, o cargo de Reitora, para um mandato de 4 anos. Ela sucede o prof. Wolmir Therezio Amado, que esteve à frente da gestão por 18 anos. Profa. Olga, segunda mulher a ocupar o cargo, é pedagoga e dedicou sua vida à educação com uma extensa trajetória em Goiás, em estabelecimentos católicos e da rede pública de ensino. Na PUC Goiás, assumiu vários cargos acadêmicos até se tornar pró-reitora de Graduação, em 2002, e depois vice-reitora, em 2008, cargo que exerceu até assumir o reitorado.


Com a presença dos membros do Conselho – e com transmissão ao vivo pelo Youtube da PUC Goiás e pela PUC TV Goiás, a posse ocorreu em uma noite marcada pela emoção. A sessão foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, presidente da Sociedade Goiana de Cultura e grão-chanceler da instituição, dom Washington Cruz, acompanhado do bispo auxiliar e vice-presidente SGC, dom Levi Bonatto e do monsenhor Luiz Lobo, até então secretário-geral da SGC.

Em seu discurso, Olga Ronchi lembrou que são grandes nesse momento os desafios para a educação mundial, que repercutem diretamente na PUC Goiás, o que deve mobilizar a gestão na busca de respostas que minimizem os danos provocados pelo distanciamento social, pelas perdas e lutos causados pela pandemia do coronavírus.

“Este é um motivo mobilizador que, somado a outros, faz com que me sinta convocada e encorajada a liderar, com muita honra e humildade, e em espírito de colegialidade, o enfrentamento dos desafios desse tempo, colocando a serviço desta comunidade universitária minha experiência como educadora e gestora, construída ao longo de algumas décadas, primeiramente na educação básica, em escolas públicas e em escolas católicas, e há três décadas exclusivamente na PUC Goiás”, afirmou a nova reitora.


Olga Ronchi assume a direção da universidade, que completou 62 anos, diante de diversos desafios trazidos pela pandemia e também pelas mudanças do cenário educacional. A nova reitora lembrou as palavras do papa Francisco durante o Encontro Mundial sobre o Pacto Educativo Global, promovido em outubro de 2020 pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, com o qual a universidade está comprometida.

“O papa Francisco nos lembra que educar é um ato de esperança, que nos convida à participação solidária na ‘construção de novos paradigmas capazes de responder aos desafios e emergências do mundo contemporâneo, para compreender e encontrar soluções às exigências de cada geração e fazer florescer a humanidade de hoje e de amanhã”.

Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás

Mensagem

Saudando a família, que acompanhava a posse à distância desde Monte Alto (SP), a professora Olga Ronchi lembrou em seu discurso o papel da irmã, professora Luci Marina Ronchi Farchat, com quem aprendeu cedo o gosto pela educação, e de todos aqueles que a apoiaram na construção da sua trajetória.


Em uma mensagem de esperança e serenidade, reafirmou seu compromisso com os valores e a missão da PUC Goiás. “Nesta noite, trago em minhas mãos e no meu coração, para compartilhar na colegialidade deste Conselho, o desejo de continuarmos construindo solidariamente, no diálogo que nos afirma e nos irmana, uma universidade capaz de, criativamente, gerar esperança e contribuir na formação de novos homens e novas mulheres, que pautem seus projetos de vida na fraterna convivência social e ambiental”.

A indicação


O mandado como reitora é uma atribuição da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, a partir da indicação de lista tríplice do arcebispo dom Washington Cruz. O arcebispo partilhou a emoção do momento com os presentes e agradeceu a todos que participaram da história da universidade. “A reitora tem um papel fundamental a desempenhar na universidade. Seu contributo é claramente o de unir a comunidade acadêmica em torno de um projeto, que molde o presente e o futuro da instituição com esforço, talento e determinação de seus membros”, afirmou dom Washington.


“Estou convencido que a professora Olga será capaz de facilitar o diálogo entre dirigentes e membros da comunidade acadêmica, fortalecendo assim a coesão e a unidade interna da universidade”. Dom Washington Cruz

Despedida


A noite desta quinta-feira também foi marcada pela despedida do professor Wolmir Amado do cargo de reitor, que ocupou nos últimos 18 anos e 5 meses. Homenageado pelos presentes com flores e aplausos, o professor falou da sua trajetória e das conquistas da gestão, como o título pontifício, do encerramento deste ciclo e da realização com as obras que atualmente abrigam os sonhos e as realizações da comunidade acadêmica.

Para a sua sucessora, professora Olga Ronchi, pediu apoio dos gestores, professores e funcionários e desejou sucesso na nova caminhada. “De coração só tenho a desejar a ela muito sucesso, muito êxito e muita felicidade e também pedir à comunidade todo o espírito da acolhida e da solidariedade para ajudar que a reitora possa conduzir bem a universidade neste momento crucial da história”.
Ao deixar o cargo de reitor, o professor Wolmir Amado foi escolhido pelo presidente da SGC para colocar sua experiência de gestor à serviço da mantenedora da PUC Goiás, ocupando o cargo de secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura.

Fotos: Ana Paula Abrão

Transmissão do cargo é marcada pela emoção
Fotos Ana Paula Abrão
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.