PUC Goiás e o pontificado do papa Francisco: influência e presença na universidade

A PUC Goiás recebeu o título de pontifícia em 2009, concedido pelo papa Bento XVI. Desde então, a instituição caminhou com a Igreja Católica, especialmente durante o pontificado do papa Francisco, seguindo suas orientações na vida acadêmica, no compromisso social e no engajamento pastoral.

A PUC Goiás participou de todas as iniciativas lançadas pelo papa Francisco no âmbito educacional. Durante o Congresso Mundial, promovido pela Congregação para a Educação Católica, realizado em 2015, no Vaticano, com o tema “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”, o papa Francisco ressaltou o papel das instituições católicas na inclusão e na educação para a misericórdia. No evento, esteve presente o então reitor, professor Wolmir Amado.

No Congresso, o papa destacou a importância de levar o ensino às periferias e criticou a educação restrita a camadas sociais privilegiadas. Esse discurso influenciou diretamente a PUC Goiás, que reafirmou seu compromisso com a inclusão social.

Em 2019,  a Universidade refletiu junto com as demais escolas católicas da Arquidiocese sobre a mensagem da exortação apostólica Christus Vivit (Cristo Vive). O documento, dirigido especialmente aos jovens, reafirma a importância da educação católica na formação de valores e identidade cristã. Durante o evento, também foi anunciado o Congresso Internacional Acordo Brasil-Santa Sé, realizado na PUC Goiás para discutir a relação entre o Estado e as instituições religiosas.

Em 2020, em uma ação de caridade do santo padre, o hospital-ensino da PUC Goiás, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, recebeu equipamentos para ampliar sua estrutura de atendimento a pacientes da covid-19. Três ventiladores mecânicos e um ultrassom portátil foram entregues à unidade, reforçando a solidariedade entre Brasil e Vaticano no enfrentamento à pandemia.

Já em 2021, o papa Francisco nomeou dom João Justino de Medeiros Silva como novo arcebispo de Goiânia. A mudança teve impacto na PUC Goiás, uma vez que o arcebispo exerce papel fundamental na orientação pastoral da universidade e é nosso grão-chanceler. Ele assumiu o lugar e o legado de dom Washington Cruz.

Em 2023, o papa Francisco recebeu no Vaticano cerca de três mil representantes das Pontifícias Universidades e Instituições romanas, incluindo reitores, professores e alunos. Em seu discurso, ele destacou a importância das universidades católicas como espaços de harmonia entre diferentes saberes e perspectivas. A PUC Goiás, como uma instituição pontifícia, tem seguido essa diretriz ao promover um diálogo entre a fé e a ciência.

Em 24 de novembro de 2023, a reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi, e o padre David Pereira de Jesus participaram de uma audiência especial com o papa Francisco em Roma. Na ocasião, entregaram um conjunto de 12 obras do artista e professor Tai Hsuan-An, organizadas em um estojo especial produzido pela profa. Zenilda Taniguti, ambos do curso de Design da universidade. A iniciativa fez parte do Congresso de Pastoral Universitária, promovido pelo Dicastério para a Cultura e Educação, reforçando a conexão da PUC Goiás com o Vaticano.

Ao longo do pontificado do papa Francisco, a PUC Goiás tem reafirmado seu compromisso com os valores da educação católica, a formação para o humanismo integral e a inclusão social, comungando com às diretrizes papais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Leia mais: Nota de pesar pelo falecimento do papa Francisco

Leia mais: Papa Francisco: um legado para a educação

Leia mais: PUC decrata luto de 9 dias

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.