A Reitora

Profª Olga Izilda Ronchi

A professora Olga Izilda Ronchi, paulista de Monte Alto, e radicada em Goiás desde 1980, construiu uma importante trajetória na Educação em Goiás, especialmente em estabelecimentos de ensino católicos e da rede pública: coordenou a Pastoral do Colégio São Francisco, de Anápolis; dirigiu o Colégio Imaculada Conceição, de Ceres; atuou na Pastoral da Educação, na Diocese de Goiás, onde assessorou o Convênio entre a então UCG/VAE, UFG e Secretaria Estadual de Educação e secretarias de Educação dos municípios daquela Diocese; coordenou as atividades pedagógicas do Liceu de Goiânia, além de ter sido vice diretora. Foi ainda chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, nos anos de 1992 e 1993.

Graduada em Pedagogia pela UniEvangélica e mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, em 2000, com a dissertação sobre “Os (des) caminhos do financiamento da educação básica pública. Brasil e Goiás”.

Na Universidade Católica de Goiás desde 1991, aprovada em seleção pública para o Departamento de Educação, assessorou o Programa de Educação e Cidadania da Coordenação de Estágio e Extensão, da Vice Reitoria para Assuntos Comunitários e Estudantis (ETG/VAE); coordenou a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); foi responsável pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/VAE), no período de fevereiro de 1995 a março de 2000; presidiu a Câmara de Graduação do CEPE; e dirigiu o Departamento de Educação (1999-2002), onde priorizou a gestão colegiada. Ministrou as disciplinas Estágio Supervisionado em Prática de Ensino I, Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e História da Educação.

Foi Pró-Reitora de Graduação de 2002 a 2008, tendo sido eleita para a Vice-Presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – FORGRAD, para o biênio de 2006-2007. Foi Vice-Reitora da PUC Goiás entre 2008 e 2021, assumindo a reitoria da universidade em abril daquele ano.

Ocupa, também, cargos de representação institucional: Conselheira da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular – FUNADESP; Conselheira da Sociedade Goiana de Cultura – SGC; Membro do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia – SCMG; Presidente do Conselho Fiscal do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de Goiás – SEMESG; e Membro do Conselho Estadual da ANEC Goiás.

Publicou, dentre outros, os artigos “O Financiamento da Educação Básica em Goiás”, em 2000, e “Educação, Esclarecimento e Emancipação em Adorno e Horkheimer”, em 1999, ambos na revista Educativa.

Profª Olga Izilda Ronchi
Reitora da PUC Goiás