Universidade divulga programação do 64º aniversário

O mês de outubro marca as comemorações alusivas ao aniversário da PUC Goiás, que celebra 64 anos de história no dia 17 de outubro. A primeira universidade de Goiás e da região Centro-Oeste formou mais de 122 mil profissionais ao longo do tempo e hoje se constitui como uma instituição católica e comunitária com a missão de edificar um projeto educativo integral da pessoa humana.

Para celebrar esse marco histórico, a instituição preparou uma programação de aniversário, aberta a toda comunidade acadêmica, ao longo deste mês de outubro. Entre os destaques, o Festival Sou PUC abre o rito celebrativo com apresentações culturais dos estudantes dos cursos de graduação, a partir das 19 horas, no Teatro PUC (Câmpus V, Jardim Goiás).

Consolidado na agenda acadêmica, o IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás será aberto no dia 17 de outubro, às 9 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), com intensa programação científica e a discussão do tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Em comunhão com a Igreja de Goiânia, a tradicional celebração eucarística ocorrerá no mesmo dia, às 18 horas, na Paróquia São João Evangelista (Parusje), com condução do arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC, dom João Justino.

Também constam na programação a celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, 12 de outubro, o Dia do Professor e do Auxiliar de Administração Escolar, 15 de outubro, Aniversário de Goiânia, 24 de outubro, e outras atividades, cujos horários e locais podem ser conferidos na programação completa, disponível abaixo.

 

Programação

6 de outubro (sexta)

19 horas: Festival SOU PUC (apresentação cultural dos estudantes)

Local: Teatro PUC – Câmpus V (Jardim Goiás)

 

12 de outubro (quinta) – Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

8 horas: Celebração da Palavra de Envio dos Jovens, presidida por Dom João Justino.

Local: Paróquia São João Evangelista (Parusje), Área 2 (Setor Universitário)

 

15 de outubro (domingo) – Dia do(a) Professor(a) e do(a) Auxiliar de Administração Escolar

18 horas: Celebração Eucarística e bênção das(os) professores e das(os) auxiliares de administração escolar

Local: Paróquia São João Evangelista (Parusje), Área 2 (Setor Universitário)

 

17 de outubro (terça) – 64º Aniversário da PUC Goiás

9 horas:  Abertura do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás

Local: Auditório da Área 4

18 horas: Celebração Eucarística, presidida por Dom João Justino, em ocasião do 64º Aniversário da PUC Goiás.

Local: Paróquia São João Evangelista (Parusje) – transmissão ao vivo pela PUC TV

 

19 de outubro (quinta)

19 horas: II Encontro das Professoras e dos Professores Católicos, promovido pelo Vicariato de Cultura e Educação

Local: Teatro Madre Esperança Garrido

 

20 de outubro (sexta)

9 horas: Solenidade do Mérito Científico e encerramento do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás

Local: Auditório da Área 4 (Setor Universitário)

 

24 de outubro (terça) – 90º Aniversário de Goiânia

19 horas: Celebração Eucarística em ocasião do 90º Aniversário de Goiânia

Local: Catedral Metropolitana de Goiânia

 

Outros aniversários institucionais em 2023

Além da comemoração em nível macro, alguns cursos de graduação e programas de pós-graduação também celebram aniversário neste ano. Pioneiro em Goiás, o curso de Psicologia celebrou seu Jubileu de Ouro com homenagens às diversas lideranças acadêmicas que estiveram presentes desde a criação até a consolidação do curso. Desde o ano passado, o colegiado resgata essa trajetória com uma série de eventos científicos, que foram encerrados com uma sessão solene promovida no mês de agosto.

Outra iniciativa que completou 50 anos foi o Programa de Monitoria da universidade. No último mês de setembro, a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria e Egressos (CAEME) reuniu monitores e docentes para celebrar esse marco em um evento comemorativo.

Consolidada como uma experiência acadêmica extremamente exitosa desde 1973, a atividade da monitoria contribuiu de forma multifatorial no processo formativo dos estudantes, e, atualmente, desenvolve-se nas cinco escolas da Universidade, em seus diversos cursos, sob a gestão da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Vinculados à Escola Politécnica e de Artes, os cursos de graduação em Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas celebraram 25 anos e 15 anos, respectivamente. Essenciais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado goiano e no Brasil, esses cursos capacitam os futuros profissionais para as diversas demandas do mundo do trabalho.

No âmbito da pós-graduação, o Mestrado em Atenção à Saúde comemorou uma década de existência no mês de agosto ao partilhar importantes indicativos: durante este período foram titulados 148 mestres e 240 artigos científicos foram publicados em diversos periódicos. Egressos do Programa se destacam em cargos de liderança nas  Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e também nas universidades.

Breve histórico 

Dentro da Igreja Católica foi lançada a semente da criação da primeira instituição de ensino superior do Brasil Central. Em 1948, dom Emanuel Gomes de Oliveira lançou as bases do que seria a futura PUC Goiás durante o Congresso Eucarístico, na Praça Cívica.

Naquele ano, surgiu a Faculdade de Filosofia e a Sociedade de Educação e Ensino de Goiás, com o objetivo de instalar, manter e administrar a recém-criada universidade. Essa iniciativa impulsionou a criação do Núcleo Universitário, composto por faculdades e escolas mantidas pela Arquidiocese de Goiânia.

Convidados por dom Emanuel, os padres jesuítas chegaram na capital goiana em 1954 para gerir a futura universidade e três anos depois, com a vinda de dom Fernando Gomes dos Santos, a educação e a Igreja passam a viver um novo tempo.

No dia 25 de outubro de 1958 é criada a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da instituição e em junho de 1959, o decreto nº 46.2018 autorizou o funcionamento do curso de bacharelado da Faculdade Goiana de Direito, mantida pela SGC.

Naquele contexto de criação da capital Brasília e as demandas pela inserção pastoral na área do ensino, o decreto nº 47.041 cria a Universidade de Goiás, primeira universidade do estado goiano e do centro-oeste brasileiro, que reunia as faculdades de Filosofia de Goiás, de Ciências Econômicas; a faculdade Goiana de Belas Artes, e a faculdade Goiana de Direito agregadas à Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula, e a de Serviço Social.

Todas essas faculdades foram o berço de criação da universidade, que em 1971 recebeu o nome de Universidade Católica de Goiás (UCG) e, em 2009, em seu cinquentenário, recebeu o reconhecimento pontifício do Vaticano, tornando-se a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A PUC Goiás é a 7ª no Brasil e a 19ª no mundo a conquistar este título.

Com um histórico consolidado, a instituição reitera, cotidianamente, seu compromisso para qualificação dos futuros profissionais, cidadãos e cidadãs conscientes de seu papel na sociedade.