Programa de Monitoria completa 50 anos

O Programa de Monitoria da PUC Goiás completa 50 anos em 2023 e, em razão da obtenção deste marco histórico, na manhã desta quinta-feira, 21, a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, representada pela professora Marília Rabelo, promoveu um evento para comemoração no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), com a presença de estudantes, professores, coordenadores de curso, diretores das Escolas e pró-reitores.

Compondo a mesa, a professora Sonia Margarida Gomes Sousa, pró-reitora de Graduação, em um discurso emocionado revelou que sua passagem pela docência teve início com a monitoria: “Eu tive a honra de ter sido monitora, no curso de Psicologia, de um professor que era extremamente valorizado por sua competência técnica, científica e humana, o já falecido professor Agenor. Quando eu me tornei monitora dele, eu me senti próxima de Deus. Além de todo o aprendizado, os monitores ainda têm a oportunidade de construir, na universidade, uma identidade profissional”, destaca.

Em seguida, foram homenageadas as professoras Maria Alda Borges Cunha, Eli Evangelista e Eliane Silva, reconhecidamente relevantes para o sucesso do programa. Em linhas gerais, cada uma delas fez breve uso da palavra e destacou a importância da monitoria, destacando a necessidade do comprometimento do estudante com as atividades propostas pelo programa.

Por fim, a programação contemplou uma palestra da psicóloga Andressa Teodoro Rosa. Por ter sido monitora, o enfoque de sua explanação foi o impacto da monitoria na formação pessoal e profissional. Segundo ela, a monitoria pode impactar muito a vivência do estudante, tanto na atividade profissional quanto na formação acadêmica e identitária: “Por ter participado ativamente da monitoria, senti que o ensino-aprendizagem nunca acontece só por uma via porque são vários os atores sociais envolvidos. A monitoria é uma dessas faces, por envolver estudantes, professores e coordenadores de curso. Nunca parte de um lugar só”, afirma.

Ao final do evento, foram sorteados brindes e distribuídos adesivos com o selo desenvolvido especialmente para o marco dos 50 anos do programa.

3 vezes monitor

Monitor pela terceira vez, o estudante do 6º período do curso de Direito, Gabriel Sperandio, afirma que pretende continuar no programa por sentir que tem vocação para a docência: “É muito satisfatório contribuir com a formação de outras pessoas, entender que posso ensiná-las e tenho conteúdo a oferecer”, refere entusiasmado.

Ainda sobre o Programa de Monitoria da PUC Goiás

Consolidada como uma experiência acadêmica extremamente exitosa desde 1973, a atividade da monitoria contribuiu de forma multifatorial no processo formativo dos estudantes, e, atualmente, desenvolve-se nas cinco escolas da Universidade, em seus diversos cursos, sob a gestão da pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O principal objetivo do programa é promover a iniciação do estudante na docência universitária, oportunizando a vivência da sala de aula a partir da ótica de quem ensina. Como monitor, o estudante participa da organização, planejamento e avaliação, acompanhando o professor em todo o processo de ensino, contribuindo com qualidade e excelência no ensino da graduação, por transitar nos espaços científicos, educativos e acadêmicos que configuram a prática pedagógica, o que lhe oportuniza o aprimoramento de seus estudos, aprofundamento de conhecimentos e consolida sua formação.

A monitoria pode ser feita com bolsa de estudos ou sem bolsa de estudos: as vagas de monitoria com bolsa de estudos são designadas a partir de critérios pré-estabelecidos e as vagas de monitoria sem bolsas de estudo são definidas a partir da quantidade de discentes aprovados no processo seletivo das Escolas, por meio de editais. Nas duas modalidades, os monitores são submetidos a avaliações periódicas para controle do desempenho, posteriormente encaminhadas às coordenações de monitoria e à Caeme e Prograd.

Atualmente, a PUC Goiás conta com mais de 600 monitores e, no semestre passado, foram contabilizados cerca de 880. O programa dá direito à emissão de um certificado que possui valor de título para processos seletivos e concursos públicos para docentes.