Mestrado em Atenção à Saúde celebra 10 anos de história

O Mestrado em Atenção à Saúde celebrou 10 anos de história na noite desta quarta-feira, 16 de agosto, no auditório da Área 4, com homenagens ao corpo docente, estudantes, egressos, funcionárias administrativas e coordenação do programa.

Ao longo da última década, a gestão comemora alguns indicadores importantes, entre eles, a titulação de 148 mestres, 240 publicações em artigos científicos e a trajetória de sucesso de diversos egressos, que hoje atuam em diversas esferas (cargos de liderança, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e na carreira docente).

Ao pontuar esses destaques, a coordenadora do Mestrado, profa. Vanessa da Silva Carvalho, refletiu que esta devolutiva é muito importante para a formação, em nível mestrado, para a instituição e para a sociedade.

“Os egressos ocupando esses postos e esses lugares importantes têm condição de levar uma discussão fundamentada para a implantação de políticas públicas para nossa sociedade. A missão do Mestrado é formar profissionais da área da Saúde, que tenham a capacidade e a competência científica para transformar a realidade. Este, para nós, é o grande diferencial enquanto programa de pós-graduação”, analisou a coordenadora.

Legado

Com o objetivo de resgatar a história do Programa desde o seu berço de criação, a coordenação também destacou a colaboração de duas lideranças que foram fundamentais para criar, estruturar e consolidar a iniciativa: a profa. Adenícia Custódia Silva e Souza, segunda coordenadora do Mestrado, que se dedicou a essa função por oito anos e a profa. Milca Severino, considerada a grande mentora e inspiração para o Programa, atuando inclusive à frente do projeto que abriu o programa.

“É um legado de muita ética, responsabilidade, acolhimento, gestão participativa, pró-atividade, e a convicção de que a ciência transforma vidas. Isso, para nós, é o mais importante, uma formação comprometida. E sabemos que aqui na PUC produzimos conhecimento a serviço da vida e o Mestrado em Atenção à Saúde está alinhado a este propósito”, refletiu a profa. Vanessa.

Reconhecimento

Convidada de honra do evento, a profa. Adenícia expressou a emoção pelo reconhecimento ao seu trabalho. “Foram 8 anos de luta à frente do mestrado, a gente tem sempre a sensação que ficou faltando fazer alguma coisa, mas dei o meu melhor. Ser homenageada hoje é uma alegria, uma emoção e a profa. Vanessa e a profa. Marina deram continuidade à coordenação com muita maestria”, afirmou.

Outra homenageada da noite foi a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde,  que também leciona no programa. Ao pontuar que o Mestrado em Atenção à Saúde é o mais recente da casa, ela avaliou que o programa é muito importante para o contexto de atendimento à saúde e elaboração de políticas públicas.

“Temos contribuído ao longo desses 10 anos em todos esses cenários. Temos egressos brilhando e contribuindo para a sociedade fora do país. Tive o privilégio de estar na Pró-Reitoria neste momento e também fazer parte do colegiado. Sou professora do mestrado com muito orgulho e fico muito feliz. Desejo que a gente melhore cada vez mais em prol da saúde, da sociedade e do bem comum”, refletiu.

Também prestigiaram o evento, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi; o gerente de Pesquisa e Inovação da Secretaria Estadual da Saúde, Kemil Rocha Sousa; a superintendente de Regulação de Políticas Públicas e Saúde, Lélia de Fátima Bruno Sena; o coordenador de pós-graduação stricto sensu da PUC, prof. Darlan Feitosa Tavares; a coordenadora do curso de Enfermagem da universidade, profa. Karla Prado; a vice-coordenadora do Mestrado, profa. Marina Aleixo, a coordenadora adjunta da área de Enfermagem na CAPES, profa. Agnes Olschowsky e a mestranda Cássia Vieira.

Fotos: Ana Paula Abrão