Universidade divulga programação do 64º aniversário

O mês de outubro marca as comemorações alusivas ao aniversário da PUC Goiás, que celebra 64 anos de história no dia 17 de outubro. A primeira universidade de Goiás e da região Centro-Oeste formou mais de 122 mil profissionais ao longo do tempo e hoje se constitui como uma instituição católica e comunitária com a missão de edificar um projeto educativo integral da pessoa humana.

Para celebrar esse marco histórico, a instituição preparou uma programação de aniversário, aberta a toda comunidade acadêmica, ao longo deste mês de outubro. Entre os destaques, o Festival Sou PUC abre o rito celebrativo com apresentações culturais dos estudantes dos cursos de graduação, a partir das 19 horas, no Teatro PUC (Câmpus V, Jardim Goiás).

Consolidado na agenda acadêmica, o IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás será aberto no dia 17 de outubro, às 9 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), com intensa programação científica e a discussão do tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Em comunhão com a Igreja de Goiânia, a tradicional celebração eucarística ocorrerá no mesmo dia, às 18 horas, na Paróquia São João Evangelista (Parusje), com condução do arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC, dom João Justino.

Também constam na programação a celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, 12 de outubro, o Dia do Professor e do Auxiliar de Administração Escolar, 15 de outubro, Aniversário de Goiânia, 24 de outubro, e outras atividades, cujos horários e locais podem ser conferidos na programação completa, disponível abaixo.

 

Programação

6 de outubro (sexta)

19 horas: Festival SOU PUC (apresentação cultural dos estudantes)

Local: Teatro PUC – Câmpus V (Jardim Goiás)

 

12 de outubro (quinta) – Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

8 horas: Celebração da Palavra de Envio dos Jovens, presidida por Dom João Justino.

Local: Paróquia São João Evangelista (Parusje), Área 2 (Setor Universitário)

 

15 de outubro (domingo) – Dia do(a) Professor(a) e do(a) Auxiliar de Administração Escolar

18 horas: Celebração Eucarística e bênção das(os) professores e das(os) auxiliares de administração escolar

Local: Paróquia São João Evangelista (Parusje), Área 2 (Setor Universitário)

 

17 de outubro (terça) – 64º Aniversário da PUC Goiás

9 horas:  Abertura do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás

Local: Auditório da Área 4

18 horas: Celebração Eucarística, presidida por Dom João Justino, em ocasião do 64º Aniversário da PUC Goiás.

Local: Paróquia São João Evangelista (Parusje) – transmissão ao vivo pela PUC TV

 

19 de outubro (quinta)

19 horas: II Encontro das Professoras e dos Professores Católicos, promovido pelo Vicariato de Cultura e Educação

Local: Teatro Madre Esperança Garrido

 

20 de outubro (sexta)

9 horas: Solenidade do Mérito Científico e encerramento do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás

Local: Auditório da Área 4 (Setor Universitário)

 

24 de outubro (terça) – 90º Aniversário de Goiânia

19 horas: Celebração Eucarística em ocasião do 90º Aniversário de Goiânia

Local: Catedral Metropolitana de Goiânia

 

Outros aniversários institucionais em 2023

Além da comemoração em nível macro, alguns cursos de graduação e programas de pós-graduação também celebram aniversário neste ano. Pioneiro em Goiás, o curso de Psicologia celebrou seu Jubileu de Ouro com homenagens às diversas lideranças acadêmicas que estiveram presentes desde a criação até a consolidação do curso. Desde o ano passado, o colegiado resgata essa trajetória com uma série de eventos científicos, que foram encerrados com uma sessão solene promovida no mês de agosto.

Outra iniciativa que completou 50 anos foi o Programa de Monitoria da universidade. No último mês de setembro, a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria e Egressos (CAEME) reuniu monitores e docentes para celebrar esse marco em um evento comemorativo.

Consolidada como uma experiência acadêmica extremamente exitosa desde 1973, a atividade da monitoria contribuiu de forma multifatorial no processo formativo dos estudantes, e, atualmente, desenvolve-se nas cinco escolas da Universidade, em seus diversos cursos, sob a gestão da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Vinculados à Escola Politécnica e de Artes, os cursos de graduação em Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas celebraram 25 anos e 15 anos, respectivamente. Essenciais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado goiano e no Brasil, esses cursos capacitam os futuros profissionais para as diversas demandas do mundo do trabalho.

No âmbito da pós-graduação, o Mestrado em Atenção à Saúde comemorou uma década de existência no mês de agosto ao partilhar importantes indicativos: durante este período foram titulados 148 mestres e 240 artigos científicos foram publicados em diversos periódicos. Egressos do Programa se destacam em cargos de liderança nas  Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e também nas universidades.

Breve histórico 

Dentro da Igreja Católica foi lançada a semente da criação da primeira instituição de ensino superior do Brasil Central. Em 1948, dom Emanuel Gomes de Oliveira lançou as bases do que seria a futura PUC Goiás durante o Congresso Eucarístico, na Praça Cívica.

Naquele ano, surgiu a Faculdade de Filosofia e a Sociedade de Educação e Ensino de Goiás, com o objetivo de instalar, manter e administrar a recém-criada universidade. Essa iniciativa impulsionou a criação do Núcleo Universitário, composto por faculdades e escolas mantidas pela Arquidiocese de Goiânia.

Convidados por dom Emanuel, os padres jesuítas chegaram na capital goiana em 1954 para gerir a futura universidade e três anos depois, com a vinda de dom Fernando Gomes dos Santos, a educação e a Igreja passam a viver um novo tempo.

No dia 25 de outubro de 1958 é criada a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da instituição e em junho de 1959, o decreto nº 46.2018 autorizou o funcionamento do curso de bacharelado da Faculdade Goiana de Direito, mantida pela SGC.

Naquele contexto de criação da capital Brasília e as demandas pela inserção pastoral na área do ensino, o decreto nº 47.041 cria a Universidade de Goiás, primeira universidade do estado goiano e do centro-oeste brasileiro, que reunia as faculdades de Filosofia de Goiás, de Ciências Econômicas; a faculdade Goiana de Belas Artes, e a faculdade Goiana de Direito agregadas à Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula, e a de Serviço Social.

Todas essas faculdades foram o berço de criação da universidade, que em 1971 recebeu o nome de Universidade Católica de Goiás (UCG) e, em 2009, em seu cinquentenário, recebeu o reconhecimento pontifício do Vaticano, tornando-se a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A PUC Goiás é a 7ª no Brasil e a 19ª no mundo a conquistar este título.

Com um histórico consolidado, a instituição reitera, cotidianamente, seu compromisso para qualificação dos futuros profissionais, cidadãos e cidadãs conscientes de seu papel na sociedade.

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.