Atenção à Saúde

Conceito Capes:

3

Duração:

24 meses

Modalidade:

Mestrado

Sobre o Programa

 O programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde (PPGAS) – nível Mestrado Acadêmico foi reconhecido em 13 de dezembro de 2012 pela CAPES. Trata-se de um curso com ingresso anual de discentes que segue o calendário institucional de seleção para Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), instituição privada, confessional, filantrópica e reconhecida como comunitária pela lei 12.881 de 2013.

A missão do PPGAS é promover a formação de profissionais da área da saúde para a produção de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisa e articular a sua aplicação para o desenvolvimento regional e global.

Contribui com a formação oferecida à profissionais de saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), para elevar sua competência no cumprimento de seu papel na efetivação das mudanças necessárias, por meio da produção de novos conhecimentos e da incorporação de novos referenciais em suas práticas, que respondem com qualidade aos problemas de saúde das populações.

O curso com Área de Concentração em Saúde e Enfermagem reafirma o compromisso histórico da PUC Goiás com a formação de profissionais da saúde que se inserem majoritariamente no Sistema Único de Saúde.

O projeto pedagógico do curso fundamenta-se na construção ética do conhecimento científico, valorizando sua função de repensar a realidade histórica e social das comunidades em que atua; o respeito ao ser humano e ao meio ambiente em todas as suas dimensões; a incorporação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como entre teoria e prática; a integração entre pós-graduação e graduação; a sólida fundamentação técnica, científica e social e a promoção de uma formação integral e continuada.

No último quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 3 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.7

Áreas de Concentração

Área de Concentração em Saúde e Enfermagem se fundamenta na compreensão das práticas da produção social em Saúde e Enfermagem e no reconhecimento das matrizes teóricas de análise, e estratégias de investigação, em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. As atividades didáticas e científicas estão distribuídas nas duas linhas de pesquisa estruturantes do projeto pedagógico do curso:

  1. Promoção da Saúde
  2. Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Integridade Acadêmica

Geral

  • Titular mestres com formação teórica e investigativa, competência técnico-científica, compromisso social e ético, capacidade para a produção de conhecimentos relacionados à atenção e cuidado à saúde.

Específicos

  • Qualificar enfermeiros e demais profissionais da saúde a produção, divulgação e aplicação de conhecimentos científicos na área da saúde.
  •  Qualificar enfermeiros e demais profissionais de saúde para o exercício profissional na área da saúde e enfermagem, do ensino/educação, da gestão e da pesquisa.
  • Formar enfermeiros e outros profissionais da área da saúde para a atuação na educação profissional na área da Saúde e Enfermagem, com domínio teórico-científico específico da área e domínio pedagógico, com visão crítico-reflexiva, construtiva e colaborativa e capacidade de contribuir para impulsionar a qualidade da formação profissional em saúde;
  •  Capacitar enfermeiros e demais profissionais de saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que atendam com rigor científico as orientações teórico-metodológicas dos diferentes métodos de pesquisa, bem como, domínio dos instrumentos e processos de divulgação e socialização do conhecimento científico.
  • Ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho comprometido com uma prática social transformadora e voltada para a melhoria da qualidade de vida, no plano do cuidado individual e coletivo, atendendo à complexidade das desigualdades e das necessidades regionais.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular está organizada considerando a área de concentração Saúde e Enfermagem, e as linhas de pesquisa, Promoção da saúde e Teorias, métodos e processos de cuidar em saúde.

A duração do curso de Mestrado será de no mínimo dezoito e no máximo 24 meses, contados a partir da data da matrícula até a defesa da dissertação. As disciplinas são oferecidas a cada quinze dias, preferencialmente, as quintas e sextas-feiras, em horário integral.

Para a  integralização de créditos o mestrando deverá cumprir no total 30 créditos, equivalentes a 570 horas, distribuídos na seguinte matriz curricular:

  1. Disciplinas obrigatórias (8 créditos – 120 horas)
  • Abordagem metodológica da pesquisa em saúde (4 créditos – 60 horas)
  • Teorias, métodos e processos de cuidar em saúde e enfermagem(4 créditos – 60 hora]

    2. Disciplinas optativas (4 créditos – 60 horas)

  • Epidemiologia (3 créditos – 45 horas)
  • Estatística na pesquisa em saúde (3 créditos – 45 horas)
  • Ética na pesquisa e no cuidado em Saúde (2 créditos – 30 horas)
  • Teorias e processos pedagógicos na educação em Enfermagem e em Saúde (3 créditos – 45 horas)
  • Estágio em docência universitária (2 créditos – 30 horas)
  • Tópicos Avançados (2 créditos – 30 horas)
  1. Orientação I, II, III, IV (8 créditos – 120 horas)
  1. Seminários de Pesquisa I e II (4 créditos – 60 horas)
  2. Atividades complementares (2 créditos – 30 horas)
  3. Elaboração e aprovação do produto final (4 créditos – 180 horas)

Acessar matriz curricular

Linhas de pesquisa 

PROMOÇÃO DA SAÚDE: Estudos e investigações visando à produção de conhecimentos acerca da atenção e cuidado à saúde, a partir das abordagens teórico-científicas e metodológicas dos processos e agravos à saúde, buscando contribuir para seu conhecimento e compreensão como fenômeno sociocultural complexo, e a explicação de sua natureza multifatorial, no contexto das transformações sociais, das políticas públicas e modelos de atenção e cuidado à saúde, da participação social, das práticas profissionais nos distintos níveis de complexidade do sistema de saúde. Busca também investigar e contribuir para a compreensão, análise crítica e transformação dos processos de educação na formação inicial e continuada dos profissionais de saúde, bem como nas práticas de atenção e cuidado à saúde.

TEORIAS, MÉTODOS E PROCESSOS DE CUIDAR EM SAÚDE: Estudos e investigações visando o aprofundamento teórico-cientifico e metodológico sobre o cuidado individual e coletivo à saúde, a produção de conhecimentos relacionado à teorização, à investigação e à concretização do cuidado em saúde, ao controle e prevenção de agravos à saúde, nos diferentes enfoques teóricos, níveis de atenção à saúde e ciclos de vida. Estudo das teorias, das práticas e dos processos de cuidar em Saúde.

Grupos de Pesquisa

Grupo 1 – Prevenção e controle de infecção relacionada à assistência à saúde e segurança do paciente (IRASP) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2097 ) liderado pelas professoras Milca Severino Pereira e Adenicia Custodia Silva e Souza.

O grupo conduz estudos na área de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e segurança do paciente. Aborda a temática na perspectiva da epidemiologia das infecções, da prevenção e controle e repercussão no ambiente, Estuda riscos de exposição dos usuários e dos profissionais de saúde e aspectos relacionados à segurança do paciente. As pesquisas impactam na formação profissional na área de saúde, saúde ocupacional, segurança dos usuários e segurança ambiental. Os resultados fundamentam as mudanças requeridas na prática com impacto na redução de iatrogenias, na segurança e na qualidade da assistência à saúde. Vinculado às linhas de pesquisa: Promoção da Saúde e Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde. Composto por docentes e discentes da graduação e da pós-graduação, nas áreas de enfermagem, biomedicina, odontologia e medicina. As informações complementares podem ser acessadas no diretório institucional de grupos de pesquisa:https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/841

Projetos vigentes:

1 A segurança do paciente: um enfoque na formação e no cuidado

Coordenadora: Sergiane Bisinoto Alves

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/285

 

2 Vigilância epidemiológica de infecção do trato urinário: etiologia, padrões de susceptibilidade dos principais uropatógenos isolados e evolução da resistência

Coordenador : José Rodrigues do Carmo Filho

Linha de Pesquisa: Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/359


Grupo 2 – Investigação em promoção da saúde e integralidade do cuidado (GIPIC)(http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/741775) liderado pelas professoras Vanessa da Silva Carvalho Vila e Maysa Ferreira Martins Ribeiro.

O grupo visa produzir conhecimento científico na área da Saúde focado na promoção da saúde e integralidade do cuidado. Estudos conduzidos com objetivo de analisar e discutir as interfaces entre o enfrentamento do processo saúde-doença, os modelos inovadores para condições crônicas; o modelo de atenção à saúde e as políticas públicas de saúde. Investigações nas áreas temáticas: integralidade do cuidado; qualidade de vida; qualidade e segurança do cuidado em saúde; cuidado centrado em pessoas; autogerenciamento da saúde; funcionalidade e incapacidade; fragilidade; letramento em saúde; gerenciamento do cuidado e atenção à formação profissional. Produção e comunicação do conhecimento científico em nível nacional e internacional; formação de estudantes de graduação (iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso), pós-graduação Lato e Stricto Sensu; estabelecimento e fortalecimento de parcerias com redes de pesquisa nacionais e internacionais. Vinculado às linhas de pesquisa: Promoção da Saúde e Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde. Composto por docentes e discentes da graduação, da pós-graduação nas áreas de enfermagem, fisioterapia, odontologia e educação física. As informações complementares podem ser acessadas no diretório institucional de grupos de pesquisa: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/866

Projetos vigentes:

1 Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde e do nível de letramento em saúde após infarto agudo do miocáridio

Coordenadora: Gabriela Ferreira de Oliveira Butrico

Linha de Pesquisa: Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/266

 

2 A fragilidade e a associação com as doenças crônicas não transmissíveis em idosos: um inquérito populacional

Coordenadora: Marina Aleixo Diniz Rezende

Linha de pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/382

 

3 Adolescentes com paralisia cerebral: experiências relacionadas ao cotidiano e ao enfrentamento da deficiência

Coordenadora: Maysa Ferreira Martins Ribeiro

Linha de pesquisa: Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/354

 

4 A microcefalia por Zika vírus: percepções maternas

Coordenadora: Maysa Ferreira Martins Ribeiro

Linha de pesquisa: Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/projetoPesquisa/detalhes/372

 

5 Readmissões hospitalares após o acidente vascular cerebral: estudos com métodos mistos

Coordenadora: Vanessa da Silva Carvalho Vila

Linha de pesquisa: Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/268

 

6 Estudo misto convergente paralelo sobre o enfrentamento da COVID 19 na rede de Atenção à Saúde

Coordenadora: Vanessa da Silva Carvalho Vila

Linha de Pesquisa: Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/projetoPesquisa/detalhes/623


Grupo 3 – Envelhecimento Ativo e Cuidado Integral às Enfermidades Cardiovasculares e Pulmonares (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/524318liderado pelas professoras Priscila Valverde de Oliveira Vitorino e Krislainy de Sousa Corrêa.

Este grupo tem como objetivo realizar pesquisas para identificar as condições de saúde da população idosa (na comunidade, em instituições hospitalares e de longa permanência) no Estado de Goiás, visando a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a reabilitação da saúde desses indivíduos. Outros alvos de estudo são as questões referentes aos cuidadores formais e informais de idosos e suporte familiar. Além da população idosa também fazem parte do foco do grupo de estudo os fatores de risco cardiovasculares, a avaliação nutricional, o tratamento não farmacológico de doenças cardiovasculares e as doenças cardiovasculares propriamente dita em diversas populações. O grupo congrega doutores, mestres, alunos de graduação, iniciação científica e de pós-graduação lato e stricto sensu da área da saúde e de áreas afins. Vinculado às linhas de pesquisa: Promoção da Saúde e Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde. Composto por docentes e discentes da graduação, da pós-graduação nas áreas de enfermagem, fisioterapia, educação física, medicina, ciência da computação, psicologia, nutrição, biologia. As informações complementares podem ser acessadas no diretório institucional de grupos de pesquisa: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/141

Projetos vigentes:

1 Conhecimento sobre a doença, nível de atividade física diária e qualidade de vida em portadores de DPOC expostos e não expostos ao treinamento físico supervisionado

Coordenadora: Krislainy de Sousa Corrêa

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/367

 

2 Efeitos de um programa de treinamento físico supervisionado em indivíduos pós-acometimento da COVID-19

Coordenadora: Krislainy de Sousa Corrêa

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/701

 

3 Tendência das internações por condições sensíveis à atenção primária de crianças menores de cinco anos no Brasil

Coordenadora: Maria Aparecida da Silva Vieira

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/621

 

4 Efeitos da telerreabilitação síncrona com treino intervalado de alta intensidade em adultos com hipertensão arterial (TELEHIIT TRIAL)

Coordenadora: Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/621

 

5 Velocidade de onda de pulso e fatores associados à rigidez arterial em adolescentes

 Coordenadora: Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/41

 

6 Registro brasileiro cardiovascular de hipertensão arterial sistêmica

 Coordenadora: Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/625

 

7 Influência de uma intervenção para promover o bem-estar espiritual em pacientes hipertensos: um ensaio clínico randomizado em espiritualidade (feel trial)

Coordenadora: Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Linha de Pesquisa: Teorias, métodos e processos de cuidar em saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/683

 

8 Associação entre a complacência intracraniana com os parâmetros da pressão arterial central, periférica e hemodinâmica vascular

Coordenadora: Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Linha de Pesquisa: Teorias, métodos e processos de cuidar em saúde

Disponível em: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoProjeto/show/727


Grupo 4 –  MENTALIZE – Núcleo interdisciplinar de estudos e pesquisas em Saúde Mental (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/280784) liderado pelas Profas Paula Cândida da Silva Dias e Adenicia Custódia Silva e Souza. Este grupo tem como objetivo investigar questões relacionadas à saúde mental com foco no uso de drogas e vulnerabilidade social. Visa um trabalho interdisciplinar para a investigação, produção, socialização e aplicação do conhecimento que promova a qualificação das políticas de saúde mental. Vinculado às linhas de pesquisa: Promoção da Saúde e Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde.

Projeto Vigente:

1 Álcool e outras drogas: Empoderamento da Comunidade por meio da Pesquisa Participante Baseada na Comunidade

Coordenadora: Paula Cândida da Silva Dias

Linha de Pesquisa: Promoção da Saúde

Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/280784

Projetos de Pesquisa

Projetos temáticos vigentes nas respectivas linhas de pesquisa.

Linha de Pesquisa – PROMOÇÃO DA SAÚDE

Linha de Pesquisa – TEORIAS, MÉTODOS E PROCESSOS DE CUIDAR EM SAÚDE

Corpo Docente

DRA. CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE  Doutora em Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6499-3011 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6218135408293767


DRA. GABRIELA FERREIRA DE OLIVEIRA BUTRICO Doutora em Enfermagem Universidade Federal de Goiás (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0699-7222 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9131123593597138


DR. JOSÉ RODRIGUES DO CARMO FILHO Doutor em Ciências (Microbiologia Clínica Epidemiologia Hospitalar) Universidade Federal De São Paulo (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5044-5724 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9268929111533267


DRA. KRISLAINY DE SOUSA CORREA Doutora em Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8150-4582 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9231180941258607


DRA. MARIA APARECIDA DA SILVA VIEIRA Doutora em Medicina Tropical Universidade Federal de Goiás (Brasil) E-mail: [email protected]  / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8101-1729 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8025728342571136


DRA. MARIA ELIANE LIEGIO MATÃO Doutora em Psicologia Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) E-mail:[email protected] /  [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1194-0324 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5338341797273457


DRA. MARINA ALEIXO DINIZ REZENDE (Vice-coordenadora) Doutora em Enfermagem Universidade de São Paulo (Brasil) E-mail: [email protected] /[email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3069-9185 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9930276590228307


DRA. MAYSA FERREIRA MARTINS RIBEIRO Doutora em Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7871-6987 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6305488604604741

DRA. PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO Doutora em Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5487-4649 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1815619227221108


DRA. RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS Doutora em Educação Universidade Estadual Paulista (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2621-8107 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4340349253071492


DRA. SERGIANE BISINOTO ALVES Doutora em Enfermagem Universidade Federal de Goiás E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8301-5408 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6917367052740128


DR. TALLES MARCELO GONÇALVES DE ANDRADE BARBOSA Doutor em Engenharia Elétrica Universidade de Brasília, UNB (Brasil) E-mail: [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3499-8932 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8890987376254125


DRA. VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA (Coordenadora) Doutora em Enfermagem Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Brasil) E-mail: [email protected] / [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1785-8682 Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5146388704821838

Turmas

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás 

Documentos do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde – nível mestrado

Legislação Federal

Credenciamento e recredenciamento docente

  • Chamadas para Processo de Recredenciamento Docente
  • Resultado das Chamadas para Processo de Recredenciamento Docente
  Autoavaliação

Links para acesso aos formulários para autoavaliação

 Documentos relacionados à Dissertação de Mestrado

Normatização dos trabalhos 

Normas e formulários – Exame de Qualificação 

Normas e formulários – Defesa de Dissertação  

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

Formulários de Solicitação

 

Processo Seletivo

EDITAIS ABERTOS

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1

 

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS FAPEG 2024_1

Chamada-01_2024_PPGAS_Selecao-de-bolsas-FAPEG-2024_1

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

Formulário Inscrição da candidatura a Bolsa FAPEG

 

EDITAIS ENCERRADOS

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

Chamada nº 01/2024 – PPG – Atenção à Saúde – Cadeia Produtiva da Carne Bovina em Goiás

Lista de aprovados – Cadeia Produtiva da Carne Bovina _ PROPE-MAS_3_2024_4

Chamada nº 02/2024 – PPG – Atenção à Saúde – Auxílio para pagamento de taxas – custeio das taxas escolares

Lista de aprovados – CAPES PROSUC PROPE-MAS_3_2024_3

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

Inscrições: de 05 de setembro até 28 de novembro de 2023

EDITAL N. 37-2023-PROPE – Seleção Discente PPGAS para turma 2024_1

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS 2024_1 PPGAS

RESULTADO_PROVA_ESCRITA_PROCESSO_SELETIVO_-_Turma_2024

RESULTADOS APROVADOS OFICIAL 2024

CRONOGRAMA_PROVA_ORAL_Edital_37_2023

INSCREVA-SE

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

RESULTADO FINAL

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

RETIFICACAO_DO_Edital_02_2023-PPGAS___Selecao_de_Bolsista_Pos-Doutorado_PDPG-CAPES_assinado

Chamada_02_2023-PPGAS___Selecao_de_Bolsista_Pos-Doutorado_PDPG-CAPES

———————————


 RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil

PÓS-DOUTORADO

Edital_01_2023-PPGAS – Seleção de Bolsista Pós-Doutorado PDPG – CAPES

RETIFICAÇÃO – Edital 01-2023-PPGAS – Seleção de Bolsista Pós-Doutorado PDPG – CAPES

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

RESULTADO

 CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO

Chamada nº 02-2023 – Credenciamento Docente PPGAS

Inscrições Homologadas

Resultado final

 

Pós-Doutorado

ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO

Nome: Ademir Schmidt

Título do Projeto: Valores de normalidade da velocidade de onda de pulso para adolescentes brasileiros

Supervisor: Profª Drª Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Financiador: Sem bolsa

Vigência: 2018-1 até o momento

Bolsas e Financiamentos

LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC

TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024

Declaração de Acúmulo de Benefícios

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023

Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023

LEGISLAÇÃO VIGENTE FAPEG

Portaria-no-011-PRES-14-02-2022

Portaria-no-013-PRES-21-02-2022

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-Formação

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS FAPEG 2024_1

Resultado Bolsa FAPEG_2024_FAPEG_PPGAS

Chamada 01_2024_PPGAS_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

EDITAIS ENCERRADOS

Chamada nº 01/2024 – PPG – Atenção à Saúde – Cadeia Produtiva da Carne Bovina em Goiás

Lista de aprovados – Cadeia Produtiva da Carne Bovina _ PROPE-MAS_3_2024_4

Chamada nº 02/2024 – PPG – Atenção à Saúde – Auxílio para pagamento de taxas – custeio das taxas escolares

Lista de aprovados – CAPES PROSUC PROPE-MAS_3_2024_3

PODE PUC  e FUNDACRED 2023/1
Inscrições até 10 de abril de 2023
 Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
 

Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES Nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS

Editais de Bolsas em andamento

Editais de Bolsas Encerrados

Chamada 04/2023 

Chamada 03/2023 

Chamada 03/2022 

Discentes Bolsistas/taxistas PPGAS

Financiamentos:

Qualificações E Defesas

Documentos relacionados à Dissertação de Mestrado

Normatização dos trabalhos 

Normas e formulários – Exame de Qualificação 

Normas e formulários – Defesa de Dissertação  

Dissertações de Mestrado

“FATORES ASSOCIADOS A SINAIS SUGESTIVOS DE SARCOPENIA EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA

Gustavo Carvalho Marcelino

Orientadora: Profa. Dra. Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Data e horário: 02 de junho de 2023 – 08h30min

Local: Via Plataforma Teams – Clique aqui para acesso

2023 – Sessões públicas realizadas

 

“FATORES ASSOCIADOS AOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM ESTUDANTES BRASILEIROS DE FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19”

Letícia Aguiar Guimarães

Orientadora: Profa. Dra. Cejane Oliveira Martins Prudente

Data e horário: 24 de fevereiro de 2023 – 09h

Local: Sala de Defesas área IV PUC Goiás

⇒ CERTIFICADOS

O AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Patrícia dos Santos Oliveira Jorge

Orientadora: Profa. Dra. Maysa Ferreira Martins Ribeiro

Data: 27 de fevereiro de 2023 – 08h

⇒ CERTIFICADOS

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19

Monalisa Maria Leandro da Silva Oliveira

Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Ferreira de Oliveira Butrico

Data e Horário: 27 de fevereiro de 2023 – 14h30min

⇒ CERTIFICADOS

FATORES RELACIONADOS AOS SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM PACIENTES INTERNADOS COM AVC DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Alice Paixão Reis

Orientadora: Profa. Dra. Cejane Oliveira Martins Prudente

Data e Horário: 01 de março de 2023 – 08h30min

⇒ CERTIFICADOS 

EXPERIÊNCIA DE SOBREVIVENTES DE QUEIMADURAS ACERCA DA TRANSIÇÃO DE ALTA HOSPITALAR PARA O CONTEXTO DOMICILIAR

Karina da Silva Vale Yagi

Orientadora: Profa. Dra. Vanessa da Silva Carvalho Vila

Data de horário: 02 de março de 2023 – 08h30min

PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE ACERCA DO SEU ADOECIMENTO E HOSPITALIZAÇÃO POR COVID-19: DESCRIÇÃO INTERPRETATIVA

Viviane Peixoto Santos

Orientadora: Profa. Dra. Vanessa da Silva Carvalho Vila

Data e horário: 03 de março de 2023 – 08h30min

⇒ CERTIFICADOS

READMISSÕES HOSPITALARES NÃO PLANEJADAS DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA ONCOLÓGICA EM UM HOSPITAL REGIONAL DO ESTADO DO TOCANTINS

Rejane Xavier Lima Costa

Data e horário: 17 de março de 2023 – 10h

Orientadora: Profa. Dra. Maysa Ferreira Martins Ribeiro

⇒ CERTIFICADOS 

FATORES ASSOCIADOS À COLONIZAÇÃO POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE CARBAPENEMASE EM PACIENTES CRÍTICOS COM COVID-19”

Bluna Joyce Pereira Alves

Data e horário: 17 de março de 2023 –  17h

Orientadora: Profa. Dra. Sergiane Bisinoto Alves 

⇒ CERTIFICADO

 “EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO SUPERVISIONADO APÓS HOSPITALIZAÇÃO POR COVID-19”

 
Aretha de Meira Castro
 
Data e horário: 24 de março de 2023 –  18h
 
Orientadora: Profa. Dra. Krislainy de Sousa  Correa
 
 

“SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE POR COVID-19 EM GESTANTES E PUÉRPERAS NO BIÊNIO 2020-2021, EM GOIÁS”

Denise Pires Araújo

Orientadora: Profa. Dra. Maria Eliane Liégio Matão

Data e horário: 29 de março de 2023 – 18h

 CERTIFICADOS 

FATORES ASSOCIADOS À MORTALIDADE EM PESSOAS IDOSAS QUE FORAM HOSPITALIZADAS PELA COVID-19

Maria Clara Santos

Orientadora: Profa. Dra. Marina Aleixo Diniz Rezende

Data e horário: 31 de março de 2023 – 14h

CERTIFICADOS

Publicações

Em breve! 

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA

E-mail: [email protected] 

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. MARINA ALEIXO DINIZ REZENDE

E-mail: [email protected]

E-mail oficial do Programa[email protected]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Ciências sociais e da Saúde da PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Campus I PUC Goiás, Área IV, Bloco A (1º andar)
Avenida Universitária, nº 1440, Setor Universitário
Goiânia (Goiás) / CEP 74.810-210

Contatos:
Secretaria – (062) 3946 1116 OU 3946-1237 
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Funcionárias da Secretaria:

Martha Diniz
Alessandra Carvalho Atenção à 

Laborátorios

Em breve!

Banco de Teses e Dissertações

Em breve!

Produção do Programa

Em breve!

Programação Acadêmica

Em Breve!

Programação Acadêmica

Redes de pesquisa

Rede 1

Rede Internacional de Prática docente, Currículo e Sociedade  – REPCS

Objetivo(s)

Fortalecer as pesquisas sobre currículo e conhecimento escolar, currículo de formação de professores, inicial e continuada, e sobre a materialização do currículo na prática docente, com base em uma concepção educacional pautada no desenvolvimento humano integral, com sólida formação científico-cultural.

Membros

Dra. Marili Moreira da Silva Vieira – Coordenadora /  Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dra. Aline Martins de Almeida – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dra. Ana Lucia de Souza Lopes – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. André Luiz Cunha – Instituto Federal Goiano

Dra. Beatriz Aparecida Zanatta – PUC Goiás

Dra. Claudia Valentina de Assumpção Galian – USP (Faculdade de Educação)

Dra. Danielle Girotti Callas – PUC Goiás

Dra. Danielle Santos Lima – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz – PUC Goiás

Dra. Eliane Silva – PUC Goiás

Dr. Gabriel de Oliveira – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. José Carlos Libâneo – PUC Goiás

Dr. Marcelo José Abreu Lopes – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Marcos Jerônimo Dias Júnior – UEG Goiás

Dr. Maurício Braz de Carvalho – USP (Faculdade de Educação)

Dra. Mônica Penalber – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Patrício Câmara Araujo – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Dr. Rafael Conde Barbosa – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dra. Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas – PUC Goiás

Dr. Roberto Clemente – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Roberto Rafael Dias da Silva – UNISINOS-RS

Dra. Susana Mesquita Barbosa – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Ubirajara Carnevale de Moraes – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Vander Silva Soler – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco – PUC Goiás

 

Rede 2

REDE DE PESQUISA FINALIDADES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR – REFED

Objetivo(s)

Desenvolver trabalhos em rede entre pesquisadores de diferentes instituições sobre o objeto finalidades da educação. Por seu caráter amplo este objeto permite estudos, pesquisas, publicações e outros trabalhos a partir de diferentes âmbitos, recortes, níveis de ensino e metodologias de investigação.

Membros

Dr. José Carlos Libâneo – Coordenador / PUC Goiás

Dr. André Luiz Cunha – Instituto Federal Goiano – Hidrolândia (GO)

Dra. Beatriz Aparecida Zanatta – PUC Goiás

Dr. Danielle Girotti – PUC São Paulo

Dra. Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas – PUC Goiás

Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz – PUC Goiás

Dra. Eliane Silva – PUC Goiás

Dr. Marcos Jerônimo Dias Júnior – PUC Goiás / Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Dra. Vera Maria de Souza – PUC São Paulo

Fale com a gente!

Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem