Vincenzo Landi profere palestra na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas

O docente da Faculdade de Veterinária da Universidade de Córdoba, prof. Vincenzo Landi proferiu palestra na manhã desta terça-feira, 29, na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da PUC Goiás (Câmpus II), sobre a inserção do profissional de Zootecnia e Biologia em pesquisas que visam o melhoramento genético animal. O evento interdisciplinar marcou a aula inaugural do semestre para os cursos mencionados, com a presença da direção da Escola, corpo docente e discente.

O coordenador do curso de Zootecnia da instituição, prof. Marlos Castanheira, considerou a importância do contato do pesquisador convidado com os estudantes. “É extremamente interessante para que nossos alunos tenham uma perspectiva do que é a pesquisa e, mais do que isso, o que acontece a nível internacional. No caso da Zootecnia, conseguimos ver essa atuação por meio de um melhoramento genético e o estudante de Biologia pode pegar o gancho para trabalhar a questão da genética ou a percepção da preservação das espécies”, refletiu.

Italiano radicado na Espanha, o professor Vincenzo que pesquisa Biologia Molecular aplicada à reprodução, pontuou que o objetivo da explanação foi de mostrar que a produção animal, em todo o mundo, vive uma crise profunda, tanto econômica, como social: “hoje sabemos que há muitas pessoas veganas e existe um interesse pelo bem estar animal. Ademais disso, a produção animal é muito importante para a economia”, argumentou.

O pesquisador mostrou caminhos aos estudantes sobre como é possível encarar esses desafios, por meio da atuação profissional do biólogo e do zootecnista, público-alvo da palestra. “Cada especialista tem um nicho onde pode atuar, porque a produção animal tem muitos aspectos desde alimentação animal, genética, patologia, sustentabilidade ambiental, nutrição humana e qualidade da produção animal, entre outros”, enfatizou o pesquisador, ao ressaltar que esse trabalho precisa ser orientado até o consumidor final. “Não podemos pensar em produzir no Brasil 200 milhões de cabeças bovinas, sem pensar no impacto ecológico que essa produção tem”, instigou.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.