Universidade recebe visita da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás

Signatária do Pacto Goiás pela Inovação, a PUC recebeu na tarde desta sexta-feira, 13, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (Secti), liderada pelo subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Raphael Martins. A comitiva foi recebida pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde, pelo coordenador da Incubadora de Empresas, prof. Leônidas Albano e pelo coordenador da Agência de Inovação, prof. Ricardo Machado.

A pauta se encaixa no contexto do circuito pela inovação, que é uma série de visitas que a Secti realiza nos ambientes de inovação de Goiás, incluindo universidades, Sistema S e áreas do governo com o objetivo de entender quais ações de inovação essas instituições têm feito na atualidade. Na PUC Goiás, a equipe fez um tour pela sede da Incubadora de Empresas e Agência de Inovação, ambas na Área 3, no Laboratório de Arqueologia (Área 2), e no Núcleo de Pesquisas Replicon (Área 4).

Ao apreciar as iniciativas institucionais, o subsecretário avaliou que o conhecimento científico produzido pelas universidades pode virar produtos inovadores lançados no mercado. “Este trabalho que as universidades têm feito com as incubadoras e as agências de inovação é fundamental para introduzir os alunos, pesquisadores e professores a esse mundo, e a gente como Estado está sempre à disposição para apoiar esse trabalho”, ressaltou Raphael.

Desdobramentos

Coordenador da Incubadora de Empresas, o prof. Leônidas Albano ressaltou a importância da parceria com a Secti, que trouxe frutos para a instituição, entre eles um acordo de cooperação técnica firmado com um dos braços operacionais da Secretaria, o Hub Goiás.

“Isso fortalece para nós, em primeiro grau, a nossa relação com a Secti. Isso também traz possibilidades futuras de criação de programas específicos da própria Universidade, com apoio do próprio governo, que é algo que ainda não existe até então. Ou seja, é a criação de novas linhas de fomento para a inovação, com um trabalho focado entre a PUC e o governo do Estado de Goiás”, analisou.

Coordenador da Agência de Inovação, o prof. Ricardo Machado destacou que a articulação entre universidade e poder público é essencial para promover a inovação na PUC Goiás através da captação de recursos e do entendimento das áreas de orientação estratégica do Estado. Ao mesmo tempo, analisou que a PUC, com todo seu corpo docente e de pesquisadores, estrutura laboratorial e conhecimento acumulado ao longo da sua história pode, também, contribuir para o desenvolvimento regional.

“Um momento como esse é muito importante, porque aqui nós conseguimos entender quais são essas áreas estratégicas que o Estado persegue. E aí conseguimos também apresentar a nossa expertise e as nossas competências para fazer uma aproximação entre essas duas áreas, essa do Estado e essa que nós conseguimos atender”, completou.

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.