Parceria: PUC participa do Pacto Goiás pela Inovação

A PUC Goiás participou da solenidade de assinatura do Pacto Goiás pela Inovação, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 22 de março, no HUB Goiás (Setor Leste Universitário). De iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vinculada ao Governo de Goiás, o termo estabelece uma cooperação entre poder público, setor produtivo, universidades e sociedade civil com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado e consolidar Goiás como referência nacional e internacional em inovação.

O protocolo de intenções foi assinado pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto e pelos representantes das esferas sociais citadas (IES, empresas e sociedade civil).

Na ocasião, o secretário José Frederico, entusiasta do tema, destacou a importância dos parceiros da iniciativa, referindo-se a eles como as “hélices da inovação, que fazem o Estado alçar voos mais altos nas áreas de empreendedorismo e inovação”.

Ao analisar a conjuntura regional, ele afirmou que a riqueza no Estado precisa ser compartilhada: “um jovem da periferia pode sair da armadilha da pobreza e andar com as próprias pernas. Esse é o poder da inovação que temos nas mãos. Estamos construindo um fundo pela ciência, tecnologia e inovação no Estado, vamos trabalhar juntos e contamos com vocês”, complementou.

Vice-governador, Daniel Vilela, declarou que o Estado está preparado para avançar e se tornar uma referência nacional e internacional em inovação. O esforço do governo estadual em fomentar o empreendedorismo, a ciência, a tecnologia e todo projeto que contribua para acelerar o desenvolvimento do estado goiano também foi um destaque em seu discurso.

Ao cumprimentar todas as autoridades e parceiros, Daniel ressaltou o trabalho de assessoria prestado pelo consultor espanhol Josep Piqué,  responsável por conduzir todo o processo de estruturação do Pacto .

Ao final, afirmou que a meta do Pacto “não é apenas um sonho”, mas sim uma possibilidade, já que o Estado tem “capital humano, pessoas altamente qualificadas e polo tecnológico” para se tornar uma referência para outros projetos de trabalho de Piqué.

A colaboração da universidade

A pró-reitora de Pós-Gradução e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Priscila Valverde, informou que a PUC está presente na iniciativa desde as primeiras reuniões de elaboração do Pacto: “ este evento é o ponto culminante e daqui para frente vamos participar da constituição do fundo para pesquisa, ciência, tecnologia e inovação do Estado em articulação com aquilo que a universidade pensa para realização das pesquisas e, claro, aprimorando nossa Agência de Inovação, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadora de Empresas, pensando nesta articulação com o Estado, empresas e outras universidades parceiras”, explicou.

Reitora da PUC Goiás, a profa. Olga Izilda Ronchi destacou a relevância e o impacto que a iniciativa trará, sobretudo, no fomento às pesquisas científicas.

“É um ato que engrandece o Estado de Goiás. Sabemos que o Estado precisa ganhar mais investimentos, especialmente, para que as instituições consigam transformar os seus projetos de pesquisa, a produção de conhecimento científico, em tecnologia. É esse o salto importante que esse Pacto quer dar, fazendo um pool de esforços , espaços físicos laboratoriais e pesquisadores , a fim de promover uma grande rede pela inovação no estado de Goiás”, complementou.

Fotos: Ana Paula Abrão