Universidade conquista 159 estrelas no Guia da Faculdade 2022

A PUC Goiás foi contemplada com 159 estrelas pelo Guia da Faculdade 2022, promovido pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de São Paulo, que analisa quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Com um desempenho exitoso no Guia, a PUC teve 41 cursos de graduação avaliados, sendo um 1 com 5 estrelas (excelente), 34 com 4 estrelas (ótimos) e 6 com 3 estrelas (bons). Neste ano, o curso de Pedagogia foi destaque mais uma vez e alcançou a pontuação máxima.

Criado em 1949 e pioneiro em Goiás, o curso também ganhou visibilidade nacional em programas e iniciativas voltadas à formação de professores, como o Programa de Iniciação à Docência (Pibid), o Residência Pedagógica e o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

“É um resultado que expressa a qualidade do curso, mas também de toda nossa área de formação de professores. É um grande desafio para o País ter professores qualificados para a educação básica e a PUC Goiás tem bravamente resistido e cumprido o seu papel social”, ressalta a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa.

Ela observa que a avaliação do Guia expressa o esforço do trabalho coletivo, que impacta na qualidade do processo formativo, qualificação docente e a busca constante pela excelência na infraestrutura. Também é importante destacar que a PUC Goiás tem visibilidade e reconhecimento nacional em outras avaliações externas, entre elas, a do Ministério da Educação (MEC), que chancela a qualidade dos cursos de graduação no País.

Cálculo das notas 

Para concessão das estrelas, o Guia avalia o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos de graduação, presenciais e a distância. Eles são apreciados por 10 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, que atribuem notas de 1 a 5 para cada curso.

O resultado numérico é convertido em estrelas, que chancelam a qualidade do curso avaliado. São considerados excelentes, ótimos e bons aqueles que conquistam cinco, quatro e três estrelas, respectivamente.