Unati encerra semestre com Arraiá no Memorial do Cerrado

Em momento de celebração pela conclusão de mais um semestre, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realizou na quinta-feira, 22, o Arraiá da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), na charmosa Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado, no Câmpus II, Jardim Mariliza. Alunos, familiares, professores e voluntários participaram da festa, que contou com quadrilha e barraquinhas de comidas típicas, como pamonha, pipoca, caldos e canjica.

“Este ano a Unati da PUC Goiás completa 25 anos”, lembra a coordenadora do PGS, professora Lisa Valéria Vieira Tôrres. Para o momento, que será comemorado em novembro, planeja-se programação especial com homenagens, atividades culturais e de formação. Além do evento, o próximo semestre terá ações especiais em comemoração ao mês do idoso, em outrubro, exposições e a chegada de disciplinas fora da universidade, em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e Centros de Convivência. “Vamos descentralizar as atividades do PGS, contemplando aqueles idosos que não têm condições de ir até a Praça Universitária. Caso de idosos dependentes e semidependentes”, explica.

No semestre que se encerra, a Unati conta com 213 alunos, sendo 77% contemplados com bolsa integral. Ao todo, foram ofertadas 16 disciplinas. “Talvez a alteração estrutural mais significativa, é bom esclarecer, foi contemplar aqueles idosos que precisam de fato de ter uma atividade e da resposta socioeducativa que é a gratuidade de assistência. Para aquelas pessoas com 60 anos ou mais que tiverem renda de até um salário mínimo e meio, a garantia é de bolsa total. Aqueles que tiverem comprovação de até três salários são contemplados com uma bolsa parcial, de 50%”.

Envelhecimento ativo

Na Unati, atividades de formação como as disciplinas ofertadas, os encontros formativos, debates e eventos científicos são completados com ações culturais e com foco na ampliação da vivência ativa dos idosos, como a festa junina promovida na quinta-feira. “Eventos assim possibilitam esse investimento, de você envolver os idosos em atividades em que eles podem exercer o que conhecemos como envelhecimento ativo”, explica a professora. Para isso, ressalta ela, é importante também garantir o encontro de gerações. “Essa oportunidade de vivenciar realidades diferentes e essa troca mútua é muito enriquecedora”.

Há quatro anos na Unati, os irmãos Judith Guimarães, 69, e Jaime Guimarães, 72, dançaram juntos na quadrilha. “Estou participando de todas as festas”, lembrou Jaime. “Tudo que a gente faz, fazemos juntos. Eu adoro a Unati e nunca tinha entrado no Memorial (do Cerrado), apesar de morar perto. Estou encantada, voltei no meu tempo de menina”, contou Judith.

Na mesma mesa, o amigo que fizeram na universidade, Edson Alberto, 63, comentou o crescimento possível a partir da sua participação. “Como pessoa, participar da Unati foi tudo de bom. Aqui a gente tem pesquisa, ensino com professores atenciosos, amizade”.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.