Simpósio mostra as várias faces do Jornalismo

O IV Simpósio Informe-se de Jornalismo foi aberto na manhã desta segunda-feira, 10, no Teatro PUC (Câmpus V), com um debate sobre liberdade de imprensa e direito à privacidade. Durante dois dias de programação, nos turnos matutino e noturno, os participantes terão a oportunidade de discutir sobre o papel do Jornalismo na promoção da cidadania, a partir da experiência de diversos profissionais, atuantes em vários veículos de comunicação.

“Nesta edição visamos a parte mais pedagógica da profissão, porque em outros simpósios tivemos uma abordagem mais política. O enfoque é para o jornalismo especializado, um destaque mais voltado à prática profissional”, pontuou o vice-presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo, Gabriel Lima.

Figuras conhecidas do público, como os jornalistas Matheus Ribeiro, Mariana Martins, Thaís Freitas (TV Anhanguera), Tom Bueno (Record) e profissionais oriundas de outras áreas como Renata Vieira (Kasane Comunicação) e Gina Nolêto – jornalista e psicóloga que traz uma abordagem sobre planejamento de carreira – participam do evento para colaborar com as discussões a partir de suas experiências pessoais e profissionais.

“Há uma pluralidade de abordagens, mas há uma unicidade temática: o cuidado e o respeito à verdade no exercício ético da profissão”, observou o coordenador do curso de Jornalismo, prof. Antônio Carlos, que juntamente ao pró-reitor de Comunicação, prof. Eduardo Rodrigues, deu as boas-vindas ao público presente.

Participaram das primeiras discussões, o advogado especializado em Direito Constitucional, Marcos César Gonçalves e o editor do Portal Comunique-se, Anderson Scardoelli que trouxeram a temática da liberdade de imprensa e o direito à privacidade – discussão mediada pelo professor Sílvio Costa, da PUC Goiás.

“Precisamos discutir questões que perpassam cada uma das áreas do Jornalismo, como a cidadania e o direito à informação. Ao mesmo tempo em que cuidamos da liberdade de imprensa, isso pressupõe uma responsabilidade profissional e intelectual com aquilo que noticiamos e reportamos nas assessorias e redações”, refletiu o coordenador do curso.

Promovido pelo C.A de Jornalismo, o evento continua até amanhã, 11, a partir das 8 horas, no Teatro PUC, com discussões sobre o papel da assessoria de comunicação em momentos de crise, jornalismo esportivo e agropecuário. “É um Simpósio que foi pensando para colocar o acadêmico em contato com o mercado de trabalho. Por meio desses eventos extraclasse, temos a oportunidade de conhecer os jornalistas que trabalham em diferentes funções”, afirmou o diretor financeiro do C.A, Lucas de Godoi.

Fotos: Weslley Cruz

 

PROGRAMAÇÃO

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.