Seminário discute interdisciplinaridade nos projetos do Pibid

Cerca de 300 pessoas, entre alunos, gestores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), professores e convidados participam, nos dias 12 e 13, do Colóquio Interdisciplinaridade e Cultura Visual: imagens provocadoras de conhecimento. O evento será aberto nesta sexta-feira, às 19 horas, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário.
Na sexta-feira, uma mesa-redonda, com participação dos professores Rita Márcia Furtado (UFG) e Leandro Menezes (PUC Goiás), debaterá o tema O cinema e a fotografia como provocadores de conhecimento. A mediação será feita pela professora Adriane Camilo, da PUC Goiás.

No sábado, das 8h às 10 horas, será realizado o workshop Cinema autoral, cinema de gênero e o ofício do historiador: as narrativas audiovisuais populares como objetivos da História, ministrado pelo doutorando em História pela UFG, César Henrique Guazzelli e Sousa. Na sequência, ocorrem três oficinas: Fotografias com celular, Colagem e Mediação do olhar, com vagas limitadas. Nos dois dias, uma mostra traz imagens marcantes da história. As inscrições serão feitas no local, no dia do evento.

O Colóquio propõe fomentar discussões sobre questões interdisciplinares na educação básica e superior e a inserção das mídias contemporâneas nas práticas pedagógicas, contribuindo para o fortalecimento das ações do subprojeto Interdisciplinar de Pedagogia, ancorado no Pibid PUC Goiás. A partir de palestras de convidados e de uma mostra fotográfica, serão abordados temas que tratam de práticas pedagógicas contemporâneas, como a interdisciplinaridade e as mídias atuais presentes no cotidiano de alunos e professores.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA
19 horas – Apresentação Cultural
19h30 – Mesa: O cinema e a fotografia como provocadores de conhecimentos
Profª Drª Rita Márcia Furtado (UFG)
Prof. Ms Leandro Menezes (PUC Goiás)
Mediação: profª Adriane Camilo (PUC Goiás)
19h às 22 horas – Mostra imagética – (exposição de imagens que marcaram e marcam história)

SÁBADO
8h – 10 horas – Workshop Cinema autoral, cinema de gênero e o ofício do historiador: as narrativas audiovisuais populares como objetos da História
Ms. César Henrique Guazzelli e Sousa (Doutorando em História / UFG)
10h15 – 12 horas – Workshop ministrados por artistas (20 vagas cada, prioridade pibidianos) – 3 grupos
· Fotografias com celular, com a professora e produtora cultural Sabrina Carrijo Pessoa
· Colagem, com a designer gráfica Beatriz Perini
· Mediação do Olhar, com o professor e artista plástico Gilson Andrade
8h – 12 horas – Mostra imagética – (exposição de imagens que marcaram e marcam história)

Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades
Inscrição: no dia do evento (na entrada do auditório)

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.