Semana de Zootecnia partilha experiências de egressos

Um evento tradicional da agenda acadêmica que traz, em sua maioria, palestrantes egressos para partilhar com os estudantes as experiências acumuladas ao longo da carreira, em suas respectivas áreas de atuação.

Fazendo essa ponte com o mundo do trabalho, a 27ª Semana de Zootecnia movimentou a programação do 8º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC, nesta quarta-feira, 19, no Câmpus II (Jardim Mariliza).

Em pauta, temas atuais e relevantes para a formação acadêmica foram partilhados com os futuros zootecnistas, agrônomos e médicos veterinários, que puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes.

No âmbito da nutrição animal, um dos assuntos discutidos foi dieta do grão inteiro no confinamento de bovinos, que vem sendo utilizada no Brasil desde 2005 e, a cada ano, ganha mais espaço na agropecuária do País.

Essa abordagem foi trazida pelo gerente comercial da ZOO FLORA e egresso da turma de formandos 2003/1 do curso de Zootecnia, Alessandro Ribeiro (foto).

Na ocasião, o palestrante explicou as vantagens dessa técnica moderna, que traz em suas características o baixo custo operacional, a facilidade de aplicação no campo, além de atender  os pequenos e grandes produtores.

Como cada profissional traz consigo sua experiência de vida, ele relatou como o curso foi fundamental para qualificar sua formação e desempenhar as funções que exerce atualmente.

Com uma trajetória acadêmica marcada pela dedicação ao trabalho e aos estudos, Alessandro conseguiu a inserção no mercado no segundo ano do curso de graduação.

Isso foi possível, porque desde o seu ingresso na universidade, em 1999, ele começou a fazer estágios e os primeiros contatos profissionais.

“Isso me deu abertura para ingressar mais precocemente no mercado de trabalho. Em fevereiro de 2000, comecei como promotor de uma grande empresa do Estado de São Paulo, a Premix, que também atua forte em Goiás. Trabalhava, estudava e nas horas vagas que tinha, eu visitava fazendas, produtores, clientes e daí comecei a pegar bastante bagagem para o trabalho que eu exercia”, relatou.

Se o início do curso foi exitoso, o final também não poderia ter sido diferente. Com o diploma na mão, Alessandro já exercia um cargo de gerência na empresa, conquistando o tão sonhado upgrade profissional.

Ao fazer uma retrospectiva da sua formação acadêmica, ele pontua que as oportunidades concedidas pela PUC direcionaram sua caminhada para a área de nutrição de ruminantes, que é o principal segmento da Zootecnia atualmente.

“Venho há, praticamente, 23 anos trabalhando neste segmento. A universidade me deu uma base muito boa e a construção da minha formação”, enfatizou.

A percepção dos estudantes

Toda essa bagagem profissional trouxe um ânimo aos estudantes que prestigiaram o evento, principalmente, àqueles que estão na reta final da graduação.

Estudante do 10º período do curso, o acadêmico Itallo Marinho Soares Dias, está de olho no mercado de trabalho e focado na área de atuação que pretende construir sua carreira.

Atento às palestras, ele avaliou que o evento é uma oportunidade para trocar informações com os egressos, que trazem a realidade do mercado de trabalho que os estudantes vão encontrar fora da universidade.

Lançando as sementes para o futuro, o estudante também abraça as oportunidades que aparecem pela frente. Atualmente ele faz estágio em Orizona, interior goiano, onde atua na assistência técnica de bovino leiteiro, em parceria com um médico veterinário da região. Juntos, eles dão assistência aos produtores rurais.

Para se manter atualizado, Itallo também participa da Liga Acadêmica de Produção Animal (Lapa), onde atua como diretor de pesquisa e extensão rural.

Entre as diversas atividades que promove, a Liga conecta estudantes e profissionais por meio de palestras sobre temas ligados à Zootecnia.

Força do projeto pedagógico

Com um projeto pedagógico aprimorado em 2018, o curso de Zootecnia celebra, neste ano de 2022, seus 30 anos de história.

Esse curso jovem, mas com uma caminhada sólida e madura na instituição, sempre está atento às demandas do mundo do trabalho e dá um enfoque especial à formação de futuros gestores, que além de dominar suas áreas do conhecimento, trazem para o mercado as habilidades que o mundo precisa.

“As disciplinas são lecionadas para que nosso aluno seja um generalista, que vai estudar, conhecer e entender a importância de ser um bom gestor. Hoje, o produtor e o empresário rural precisam desse profissional”, avaliou o coordenador.

Fotos: Wagmar Alves