Saúde indígena é tema de palestra para futuros médicos

 O curso de Medicina da PUC Goiás realizou nesta terça-feira, 28, na Área 2, palestra com o tema Saúde indígena: considerações culturais, sociais e políticas, com a participação das médicas Poãn Trumai Kaiabi e Daphne Lourenço Andrade. Elas foram convidas para discutir caso clínico acompanhado pelos estudantes do curso de um bebê indígena com pneumonia atendido em Goiânia. A atividade foi realizada pela Turma 28 de Medicina da disciplina Problema Integrador de Competências.

Segundo a estudante Letícia Belchior, que apresentou o caso às palestrantes, o caso clínico trouxe um desafio para o atendimento do paciente e da família diante das questões interculturais envolvidas e a necessidade um olhar mais holístico para o caso. “Há uma quebra de expectativas e uma necessidade de repensar as propostas da Medicina”, explicou ela. O estudo foi acompanhado pelos professores da disciplina, Lorena Lobo Mamede e Leonardo Mamede.

Para Poãn, a possibilidade de discutir o caso com os estudantes da PUC, sendo ela a primeira médica do Xingu, traz a possibilidade de compartilhar e levar o saber do seu povo para mais pessoas. “Levar esse conhecimento e essa troca de saberes. Estamos sobrevivendo há 1.500 anos no nosso território”, conta ela, que antes de se forma médica foi agente indígena de saúde. Ela ressalta a importância de falar das questões sociais dos povos indígenas.

A outra participante do debate é médica da Família e Comunidade do Projeto Xingu e membro do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da SBMFC. Dapne explicou que o caso clínico trazido pelos estudantes aponta para uma realidade vivida no sistema de saúde em todo o Brasil. “A maioria dos médicos irá, em algum momento, atender um indígena e é preciso saber mais sobre saúde indígena. Que bom que vocês estão fazendo isso agora.”

O evento teve ainda a participação especial do estudante de Arqueologia da PUC Goiás Kamariwé Waurá, indígena do povo Waurá, no Xingu. Ele falou sobre as dificuldades no atendimento à saúde e a importância da formação multidisciplinar para os profissionais.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.