Saúde da Mulher enfoca temas relacionados à concepção

A Liga Acadêmica de Atenção a Saúde da Mulher da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 31, curso preparatório para acadêmicos e profissionais de saúde, no Auditório 1 da Área 2, voltado para a saúde feminina: da concepção ao puerpério. O enfoque foi no trabalho da enfermeira obstétrica e outros profissionais que podem somar ao atendimento da gestante, como a doula.

Segundo a presidente da LAASM da PUC Goiás, Mariana Borges, o evento buscou oferecer formação para os membros da liga, alunos de Enfermagem e comunidade. “Pudemos tratar da concepção, do nascimento e todos os aspectos envolvendo as questões da maternidade”, explicou ela. Além disso, a Liga terá mais de 15 novas vagas, que serão preenchidas entre os participantes da formação.

Uma das palestrantes foi a professora Gislaine Braga, da PUC Goiás, que falou em especial do percurso saudável do processo reprodutivo. “Temos que falar sobre o planejamento familiar, sobre quando e se querem ter filhos e quais as opções para ter os filhos da forma como elas querem”, explicou ela, lembrando ainda o papel do enfermeiro no atendimento das mulheres.

Outro aspecto foi o parto. No Brasil, a taxa de cesarianas é de 55% e, em Goiás, 66%. Os dados são de 2016, no Ministério da Saúde. Juliana das Dores Ferreira, enfermeira obstétrica, falou em especial do parto e do cenário crítico do Brasil, com alto número de intervenções desnecessárias. “Temos que insistir no novo modelo de assistência ao parto, na capacitação das doulas e nos diversos profissionais que podem melhorar o momento do nascimento”.

 

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.