Representantes de universidade libanesa são recepcionados com missa

A comitiva da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USek), de Beirute, no Líbano – que participa de congresso de Ciências da Religião nesta semana na PUC Goiás – foi recebida na noite desta segunda-feira, 23, com missa na Paróquia São Nicolau, em Goiânia. O reitor da instituição libanesa, padre Georges Hobeika; a vice-reitora, profa. Hoda Nehmé, e o diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da USek, Roberto Khatlab, foram recepcionados pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado e pelo pároco da Igreja São Nicolau, padre Rafael Magul.

Pela primeira em vez em Goiânia, o padre Georges Hobeika citou a relação com a PUC Goiás – em 2012 um convênio de cooperação foi assinado – que já resultou no intercâmbio de professores. Nesta terça-feira, 24, ele abre o IX Congresso Internacional em Ciências da Religião da universidade com a conferência: Os cristãos do Oriente entre a bigorna da perseguição planejada e o martelo da indiferença mundial sistemática. “Venho ao congresso falar sobre  oriente, religião e Justiça. Trazer uma mensagem de Justiça dentro de uma religião”, adianta ele, lembrando que o no oriente, berço do cristianismo, hoje os cristãos são minoria.

Além dele, da vice-reitora da instituição libanesa, profa. Hoda Nehmé, ministra conferência no dia 25 de abril, a partir das 08h30, sobre o tema Religião e política: ligações perigosas e justiça no caso questão do oriente Médio.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, deixou uma mensagem à comitiva libanesa. Citando o convênio entre as duas instituições, ele disse que “esse tempo [de parceria] só me encheu de alegria.” O prof. Alberto Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade, também recepcionou os representantes da USek.

Exemplo de São Jorge
O padre Rafael Magul abriu a celebração lembrando que em 23 de abril comemora-se o dia de São Jorge, “que venceu o pecado, a maldade, com o escudo e fé”. Antes de passar a palavra ao padre Georges Hobeika, para a homilia, ele lembrou que “o grande desafio da comunidade árabe fora dos países árabes é manter-se unida”.

Ao final da missa, o pároco presenteou o reitor da PUC Goiás e da USek com um livro sobre a fé ortodoxa e recebeu uma placa de homenagem pelo seu trabalho em prol da comunidade sírio-libanesa no Brasil, entregue pelo padre Georges Hobeika.

Na homilia, o reitor da universidade libanesa se disse muito feliz com a recepção em Goiânia e por estar na celebração no dia de São Jorge, exaltando seu exemplo de fé. “Ele defendeu a consciência cristã, perdeu tudo, menos o mais importante: sua fé. Foi um pioneiro dos Direitos Humanos, denunciou a maldade e a corrupção”, descreveu.

Fotos: Jota Junior

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.