PUC Goiás sedia seminário sobre comunicação e acessibilidade

A PUC Goiás, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, realiza o I Seminário Goianiense sobre Arte, Comunicação e Acessibilidade. O evento ocorre na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), no Setor Universitário, nos dias 26 e 27. A programação será as 08h às 17 horas e terá a participação de professores da universidade e de profissionais das áreas de comunicação e linguística. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.

O evento está dividido em palestras, mesas redondas e apresentações culturais e busca discutir a acessibilidade nos meios de comunicação. A abertura ocorre às 9 horas, no dia 26, com o debate Pessoa com Deficiência, Comunicação e Direitos Humanos, que terá a participação da jornalista Cláudia Werneck e do professor da PUC Goiás, Luiz Signates. A mesa será mediada pela psicóloga Cidinha Siqueira, representante da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) de Goiânia.

Confira a programação completa do evento:

Dia 26 (Matutino)

8h – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

10h30 – Apresentação Cultural

11h – Palestra Inaugural: Pessoa com Deficiência, Comunicação e Direitos

Humanos

Expositora: Cláudia Werneck (Jornalista, idealizadora e fundadora da ONG Escola de Gente/RJ)

Debatedor: Professor Luiz Signates (PUC Goiás)

Moderadora: Psicóloga Cidinha Siqueira (SMT/Goiânia)

 

Dia 26 (Vespertino)

I Eixo: Como a Mídia Pode Alcançar as Pessoas com Deficiência

14h às 15h30 Mesa Redonda: Pessoas com deficiência falam sobre as barreiras da comunicação na mídia, na arte e no cotidiano.

Debatedores: Professora Marisa Eugênia (CEBRAV/GO)

Professor Audiê Gomes (SEDUCE/GO)

Professor Henrique da Silva Machado (Associação de Surdos de Goiás)

Moderador: Mauro Eduardo Cardoso (SEID/PI)

16h às 17h30 Mesa Redonda: Soluções para as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência nas relações de consumo de Mídia

Debatedores: Radialista Cloves Alberto Pereira (Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB)

Professora Karin Bittar (Programa de Referência em Inclusão Social da PUC Goiás)

Elizeth Araújo (Diretora de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação de Goiânia (Secom)/ Goiânia)

Moderadora: Professora Denize Daudt Bandeira (Coordenadora do Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás)

 

Dia 27 (Matutino)

II Eixo: Como a arte pode ser acessível a pessoas cegas ou surdas

8h30 às 10h: A Audiodescrição como recurso de acessibilidade das pessoas cegas ao cinema e à televisão

Expositora: Professora Soraya Ferreira Alves (UnB)

Debatedora: Professora Mary Land Brito, (IFB)

Moderadora: Professora Carolina Zafino (Escola de Comunicação da PUC Goiás)

10h às 10h30 – Apresentação Cultural

10h30 às 12h Mesa Redonda – Tradução Libras/Português

Debatedores: Professor Raphael dos Anjos (UnB)

Professor Anderson Correia (UNICEUB/DF)

Professora Edna Misseno Pires (PUC Goiás)

Moderadora: Professora Flávia Mota (Programa de Referência em Inclusão Social da PUC Goiás)

 

 

Dia 27 (Vespertino)

III Eixo: Como falam os meios de comunicação sobre e para as pessoas com deficiência?

14h às 15h30 Mesa Redonda – Abordagem das pessoas com deficiência pelos meios de comunicação: da exclusão ao sensacionalismo

Debatedores: Alisson Azevedo (TRE/GO)

Jornalista Eduardo Horácio (Rádio 730)

Professora Jullena Normando (Escola de Comunicação da PUC Goiás) Moderador: Eduardo e Silva Sartorato (Jornal O Popular)

16h a 17h30 – Quebrando barreiras: casos de sucesso na arte inclusiva e na comunicação

Expositor: Jornalista Antonio José Ferreira (SUMPED/SMDHPA/Goiânia)

Debatedor: Jornalista Vassil Oliveira (Diário de Goiás)

Moderador: Jornalista Filemon Pereira (Secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas/Goiânia)

(Texto: Gabriel Araújo, estagiário da Dicom, com informações da prefeitura de Goiânia)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.