PUC Goiás recebe medalha durante Troféu Jaburu

A PUC Goiás foi uma das premiadas no Troféu Jaburu 2019, entregue nesta quinta-feira, 29, no Palácio das Esmeraldas, pelo Conselho Estadual de Cultura. A universidade recebeu a medalha cultural pelo trabalho de engrandecimento da cultura no estado a partir da formação e dos programas voltados para a cultura. A medalha foi entregue à vice-reitora professora Olga Ronchi.

Criada em 1959, a universidade tem desde a sua origem uma preocupação com a preservação do patrimônio cultural e artístico e também foi pioneira em Goiânia na formação de artista a partir da Escola de Belas Artes, que hoje se tornou a Escola de Artes e Arquitetura. Vários artistas foram formados ou trabalharam na PUC Goiás, como Frei Confaloni e Ana Maria Pacheco. “Participamos ativamente na formação do patrimônio e na sua preservação”, afirmou professora Olga.

Além disso, ela citou o trabalho da Coordenação de Arte e Cultura, criada nos últimos 20 anos, e que mantém diversos projetos voltados para a comunidade, com aulas e espetáculos. “Temos diversos projetos de grande alcance, que contribuem com a formação cultural e estética do nosso povo, do teatro e da dança”, disse representante da homenageada da noite.

A universidade ainda recebeu homenagem com o Diploma de Destaque Cultural do Ano para a Cia de Dança Noah, recebido pela coordenadora de Arte e Cultura da PUC Goiás, professora Beth Barros, e para a professora doutora Maria Fátima Gonçalves, coordenadora do Mestrado em Letras da PUC Goiás, pela sua contribuição à literatura goiana. Ela foi representada pelo filho Everaldo Júnior, engenheiro civil e mestrando.

O trabalho da Cia de Dança Noah foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura. São 38 espetáculos de dança em 22 anos de trabalho e a formação de mais de 1000 bailarinos. “É um privilégio receber esse reconhecimento, sinal de que a linguagem da dança tem reconhecimento em todo o estado de Goiás, em todos os setores, todas as personalidades que nos prestigiaram nesta noite de homenagens”, afirmou Beth Barros.

A solenidade foi realizada na Sala de Cultura Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. As premiações foram entregues pela presidente do Conselho, Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, e pelo secretário de Cultura de Goiás, escritor Edival Lourenço de Oliveira. Receberam o Troféu Jaburu o fotógrafo Hélio de Oliveira (2019), o ator e diretor Mauri de Castro (2018) e o Jaburu Especial – Cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, entregue ao escritor Luiz Fernando Valladares.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.