PUC Goiás lança livro sobre Ciências Contábeis

A Escola de Direito, Negócios e Comunicação e o curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás promoveram, no dia 17 de novembro, às 19 horas, o lançamento do livro Dimensões humanas, saberes e processos na educação superior: Ciências Contábeis na complexidade e na integralidade, no auditório da Área 2.

A obra, publicada pela Editora Dialética, foi organizada por Ana Maria Gonçalves de Sousa e teve também como coautoras e coautores Bárbarah Bruna Lemos Silva, Bárbara Freitas Machado, Beatriz Alves de Oliveira, Edna de Araújo Andrade, Elizabeth Vieira Porto Pereira, Ronivaldo Alcebíades Ferreira e Sillas do Nascimento Moreira.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, prestigiou o evento e reconheceu que a obra é decorrente de grande esforço empreendido pelos autores, visto que é fruto de uma extensa pesquisa. “Trata-se do resultado de um diálogo fértil entre professores, estudantes, alunos egressos, profissionais da área e gestores e isso enriquece o projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás e, também por essa razão, a gente celebra com muita alegria o resultado da sistematização da pesquisa na área”, afirmou.

Coautora e organizadora do livro, a professora Ana Maria Gonçalves de Sousa explicou que para redigir e organizar a obra foram necessários quatro anos de trabalho árduo, sendo dois deles dedicados à elaboração dos instrumentos de coleta de dados e aplicação de um extenso questionário aos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás. “A partir disso, nós consolidamos os dados e geramos o relatório, que trouxe resultados e muitos dados instigantes e curiosos. Em virtude disso, nós decidimos transformar essa produção acadêmica em um livro, trabalhando e mostrando todo o sistema educacional contextualizado na teoria da complexidade, criada por Edgar Morin, um sociólogo que trabalha todas as dimensões do ser humano na sua formação educacional, formal e informal. Nosso livro tratou de questões políticas, sociais, marcos legais, culturais e econômicas”.

A professora afirmou também que, por meio da obra, foi possível propor uma matriz curricular para o curso de Ciências Contábeis sustentada na teoria da complexidade, já que concluiu que é possível proporcionar educação e formação completa para o profissional da contabilidade.

Coautora do livro, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Elizabeth Vieira, citou que a teoria de Morin propõe trabalhar uma vertente de desconstruir e reconstruir e que a proposta de uma nova matriz curricular para o curso poderia reforçar a sua excelência: “Quando eu penso numa reconstrução de ensino, é olhar o que já temos como um grupo de conhecimento e que isso vai contribuir com outro olhar, como uma outra forma de pensar. Saímos da zona de conforto de pensar o ensino tradicional (caneta, papel, lousa) e passamos para o agente que vai proporcionar mais ação e oferecer outras ferramentas que serão mais expressivas na formação do nosso aluno”, explicou.

Também prestigiaram o lançamento do livro a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino; a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa; o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Henrique Ricardo Batista; familiares dos autores, professores e estudantes.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.