PUC certifica 29 mestres e 14 doutores

Solenidade tradicional da PUC, todavia inovadora no âmbito da stricto sensu, a universidade realizou na tarde desta segunda-feira, 27, no auditório da Área 4, a outorga dos diplomas aos novos mestres e doutores que concluíram seus respectivos cursos de pós-graduação em 2023/2.

A cerimônia foi presidida pela reitora Olga Izilda Ronchi e contou com a participação de 29 mestres e 14 doutores oriundos dos Programas de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Educação, Psicologia, História, Ciências da Religião, Letras, Planejamento Urbano e Territorial e Engenharia de Produção e Sistemas.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Priscila Valverde, destacou a relevância do evento, não comum na stricto sensu, que marca a coroação da conquista dos mestres e doutores. A gestora também fez um balanço de 2023/2 ao informar que a PUC foi contemplada em diversos editais da Fapeg, Capes e CNPq.

“Tivemos grandes avanços na questão do financiamento para nossos laboratórios e programas e também estamos com processos seletivos abertos para admissão de novos estudantes, que ingressarão em 2024/1. Avalio que foi um semestre bem positivo, considerando as circunstâncias nacionais e internacionais de procura pela stricto sensu, que tem caído em um contexto global, porém conseguimos manter as nossas pesquisas e a qualidade dos nossos cursos”, declarou.

Construir uma trajetória na docência

Entre as formandas e formandos, o ensejo era de edificar e consolidar uma carreira na docência. A estudante Aretha Castro, 37, que é fisioterapeuta por formação, buscou no Mestrado em Atenção a Saúde um caminho para conquistar esse objetivo.

“ Para mim foi um curso maravilhoso, um divisor de águas, eu aprendi muito na instituição e desejo muito entrar na área da docência”, declarou a profissional, que ingressou no Mestrado após 15 anos de dedicação ao mundo do trabalho, com uma bagagem de experiências profissionais em diversas áreas da fisioterapia.

Com uma caminhada de mais de 10 anos na docência, a farmacêutica Laís Lima Nabuco Araújo, 35 anos, procurou no Doutorado em Educação uma oportunidade para qualificar ainda mais sua atuação profissional e acadêmica.

Professora da Faculdade Serra Mesa, instituição que oferece em parceria com a PUC o doutorado interinstitucional, ela também atua na gestão universitária, como coordenadora do curso de graduação em Farmácia.

“O contato com a educação farmacêutica foi motivante para eu fazer o doutorado em Educação e continuar atuando nesta área que tanto me encanta e me feliz. Sou da linha de pesquisa em Teorias da Educação e Projetos Pedagógicos e o Programa consegue agregar diversas formações que se unificam. Tenho minha origem, minha base de formação, mas hoje sou uma profissional da educação e o curso me fez desenvolver isso sobremaneira”, ressaltou a doutora.

Por uma educação poliédrica

Recém-chegada de Roma (Itália), onde participou de uma audiência especial com o papa Francisco (saiba mais aqui), a reitora Olga proferiu a outorga de título aos novos mestres e doutores, acolheu o público presente, além de transmitir um recado do santo padre destinado à comunidade acadêmica.

Durante a conferência da Pastoral Universitária nas Universidades Católicas, Francisco recomendou três atitudes a serem desenvolvidas no serviço às instituições para alimentar a alegria do Evangelho no ambiente universitário: apreciar as diferenças, acompanhar com o cuidado e agir com coragem.

A cerimônia também foi prestigiada pelo coordenador da pós-graduação stricto sensu, prof. Darlan Feitosa, pelos coordenadores e docentes dos programas mencionados e familiares dos novos mestres e doutores qualificados pela PUC.

Fotos: Weslley Cruz