Em audiência especial, PUC presenteia papa Francisco com obras de Tai Hsuan-An

A reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi, e o padre David Pereira de Jesus, coordenador do curso de Teologia, pároco da Paróquia Universitária e Vigário Episcopal do Vicariato para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia, participaram de audiência especial com o papa Francisco, nesta sexta-feira, 24, em Roma, quando entregaram um presente ao santo padre: um conjunto de 12 obras do artista e professor da PUC, Tai Hsuan-An, organizadas em um estojo especialmente produzido para esse fim, produzida pela Oficina de Papel da PUC Goiás. O projeto é da professora Zenilda Taniguti e a execução de Sérgio Ferreira Silva. Eles estão em Roma participando do Congresso de Pastoral Universitária, promovido pelo Dicastério para a Cultura e Educação.

As 12 obras selecionadas apresentam espécies da família psittacidae, que ocorrem no Cerrado brasileiro. As aves da família psittacidae, que abrange araras, papagaios, tiribas, periquitos e tuins, são entre as mais representativas, atraentes e simbólicas do Brasil. Várias espécies dessa família vivem no Cerrado.

Para o professor Tai Hsuan-An, foi uma emoção saber que suas obras foram parar nas mãos do papa. “Fiquei muito emocionado, sentindo muito muitíssimo honrado e feliz. Ao escolher minhas obras para presentear ao papa significa que a reitora deu valor à minha arte, à essa série que tem também o valor científico por retratar as graciosas aves do Cerrado, em detalhe, movimentos, cores características, com precisão, dando vida a essas vidas silvestres”, disse.

Há décadas o artista goiano Tai Hsuan-An se dedica ao estudo e à pintura das maravilhosas e inusitadas formas da biodiversidade do Cerrado. Atualmente Tai está finalizando o projeto de pintar, com detalhes e minúcias técnicas, todas as 87 espécies dessa família de aves. A produção da obra exige pesquisas, estudos e habilidades técnicas para representá-las em diferentes composições artísticas, mantendo a fidelidade da representação realística das suas características e movimentos. Trata-se de pintura artística de vidas silvestres, que possui também valor científico e educativo na criação de consciência e estímulo pela proteção à natureza. As obras são realizadas por meio do aplicativo Procreate e reproduzidas por impressão Fine Art em papel de algodão.

As 12 pinturas foram organizadas em um estojo concebido pela professora Zenilda Taniguti e produzido no laboratório do curso de Design da Escola Politécnica e de Artes da PUC Goiás especialmente para presentear o papa Francisco.

O autor

Tai Hsuan-An, brasileiro naturalizado, nascido na China em 1950, é artista plástico, designer e arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1976. Desde 1978 faz parte do corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, Tai foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Design da PUC Goiás em 1999. É autor de quatro livros publicados, entre os quais Sementes do Cerrado e Design Contemporâneo (2002), dedicado à flora do bioma.

Como artista plástico, realizou mais de 20 exposições individuais e participou de mais de 100 exposições coletivas, incluindo salões de arte, nacionais e internacionais, desde 1972. Cria obras em diversas formas e linguagens, usando várias técnicas e suportes – desenhos, aquarelas, xilogravuras, pinturas, esculturas e objetos. Em 1993, com 3 pinturas da flora do Cerrado, “Algodão do Cerrado”, “Pequi” e “Urucum”, ganhou o Prêmio Margaret Mee no concurso nacional para a exposição O Artístico e o Científico, promovido pela Fundação Botânica Margaret Mee, no Museu Nacional de Belas Artes de Rio de Janeiro.

Criou obras de grandes dimensões para várias instituições e espaços públicos, entre as quais destacam-se a pintura Girassóis, para a Assembleia Legislativa de Palmas (Estado do Tocantins), e os painéis de entalhes em madeira sobre a vida de São José, para a Capela São José da PUC Goiás.

Fotos: Reprodução de pinturas de Tai Hsuan-Na, que compõem o presente do papa