Psicologia completa 45 anos com homenagens e programação histórica

Com aula inaugural, lançamento de livros e homenagem aos primeiros egressos da graduação e da pós-graduação Lato Sensu, a PUC Goiás comemorou nesta segunda-feira, 27, o aniversário de 45 anos do curso de Psicologia. No Auditório da Área 4, estudantes e professores se reuniram para celebrar a data, quando também é comemorado o dia do Psicólogo. Foi a oportunidade para relembrar os 8 mil psicólogos formados pela instituição.

Entre eles, a professora e pesquisadora Adalgisa Teixeira, que além de egressa do curso de Psicologia também foi a primeira a se formar no Mestrado em Psicologia da PUC Goiás, que completa dez anos em 2018. Com 29 anos de sala de aula, ela enalteceu a experiência na universidade. “É um momento de reconhecimento desde o dia que comecei a graduação até concluir o doutorado. Valeu a pena porque continuo motivada a estudar e a pesquisa e a motivar outras gerações”, falou ela.

Ela foi homenageada junto com colegas da primeira turma de Mestrado do Programa e dos primeiros alunos do curso da primeira turma de Psicologia, como a professora Agda Soares Dias, que ainda leciona para calouros na PUC. A emoção tomou conta do auditório na entrega dos certificados pelas mãos do reitor, professor Wolmir Amado, pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Cristiano Coelho, e da coordenadora do curso, professora Juliany Gonçalves de Aguiar.

“Poucas universidades brasileiras tem essa marca e isso mostra o nosso pioneirismo. A PUC Goiás, então Universidade Católica de Goiás, fez com que Goiás e Centro-Oeste fossem um polo de formação de psicólogo”, afirma professora Sonia, que é egressa do curso e também professora da área. Ela falou da evolução história do curso, que começou nos anos 2000, teve um upgrade com a abertura do programa de Pós-Graduação com os bem avaliados Mestrado e Doutorado. “Temos, em todos os níveis, o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa, extensão”.

Anfitriã do evento, professora Juliany falou da importância histórica do curso para Goiás. “Em termos de atuação do corpo de docente e referência em pesquisa, sentimos a importância acadêmica do nosso curso. Nosso curso é parte do pressuposto institucional, que é a visão do homem dentro de uma visão integral, de um homem em um sentido dialógico, no que ser refere à academia e ao meio ambiente”, falou a coordenadora do curso, que reforçou o papel da homenagem que trouxe ao palco professores e egressos formados na PUC Goiás.

O evento foi aberto com discussão sobre a violência nas escolas com palestra ministrada pela professora Alba Cristiane, que mostrou a realidade com que muitos psicólogos terão o desafio de lidar. A aula abre o semestre dos alunos da graduação, que hoje somam 1.197 matriculados em Psicologia na instituição. Além disso, recebe os calouros do curso, que tiveram pela primeira vez contato com colegas e egressos. Também foram lançados três livros organizados por professores da PUC Goiás da série Teoria, Pesquisa e Aplicação em Psicologia: Processos Comportamentais; Organizações e Sociedade; e, Clínica e Saúde.

A comemoração continua nesta segunda-feira, às 19 horas, com palestras sobre rede de violência à criança e ao adolescente e palestra sobre violência autoprovocada com os professores Joseleno dos Santos e Daniela Zanini.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.