PNV encerra curso de capacitação de professores

Texto: Denise Alves, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás

O Programa em Nome da Vida (PNV) da PUC Goiás encerrou na noite da terça-feira, 27, na sala 406 da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), o curso de capacitação dos professores da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) da rede municipal. Com o tema Drogadição e Violência e suas implicações no contexto educacional, além de trazer embasamento teórico para os profissionais, a formação estimulou a participação e a reflexão dos professores.

A professora do PNV, Vera Morselli, enfatizou a importância do da capacitação para os educadores. “É importante que os professores aprendam a gerenciar e a mediar conflitos, além de trabalhar na prevenção ao uso das drogas”, destacou. Para ela a atualização é mais uma aliada no trabalho de prevenção dentro das escolas. “Esse é um assunto que tem que ser falado abertamente. Tem que perder a preocupação em falar sobre o assunto e falar de uma forma valorizando outros aspectos da vida e não a droga” concluiu.

Ao todo, oito concluintes apresentaram projetos que elaboraram para serem desenvolvidos nas respectivas escolas. “A intenção é que realmente o diálogo, a teoria e tudo que fosse conversado aqui, pudesse se relacionar diretamente com a prática”, explicou Wilma Martins Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. “É importante conversar, trazer reflexões e problematizações para que pensemos. Na instituição, temos que perceber o que está acontecendo aos nossos educandos e eles tem trazido essa realidade de violência, da questão da droga” frisou.

Capacitação

Para o professor Maurício Magalhães de Pina, 48, a experiência no programa representa um diferencial na formação. “Acredito que o curso contribuiu para que mudasse a forma de ver o mundo das drogas e o jovem envolvido neste cenário de violência e drogadição. Hoje vejo esse problema como sendo bem maior e não apenas localizado em uma única escola, mas um problema complexo e que está espalhado pela sociedade” explica. Em seu projeto apresentado junto aos demais participantes da turma, o professor abordou o Fortalecimento dos fatores de proteção na Escola Municipal Joaquim Câmera Filho: cidadania, desporto e empreendedorismo. “Muitas práticas pedagógicas que tínhamos na escola, já conduziam para esses fatores de proteção do jovem do uso das drogas, explicou.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.