Pesquisa mostra avanço da internacionalização da PUC

A estudante Isabela Aragão Maia conclui neste semestre a graduação em Administração da PUC Goiás e apresentou nesta terça-feira, 12, o resultado do seu trabalho de conclusão de curso sobre internacionalização. Egressa de um intercâmbio em Coimbra, Portugal, ela decidiu ampliar o conhecimento sobre a área e estudar mais sobre o tema.
A pesquisa A internacionalização do ensino superior – um estudo de caso na PUC Goiás foi apresentada hoje, no auditório da Área 1, para a banca do curso com a participação do assessor de Relações Internacional da PUC, professor Paulo Gonzaga, com a orientação da professora Tereza Cristina Pinheiro de Lima Oliveira.
“Depois de ter feito toda a fundamentação teórica, pesquisando desde a história da internacionalização, conceito e importante, elaborei dois tipos de questionários, um aplicado aos alunos da PUC que fizeram intercâmbio nos últimos 5 anos e aos últimos 10 alunos estrangeiros. Dos 385 alunos, 107 responderam
Para Isabela, que quer continuar trabalhando com esta área a partir do próximo semestre, a conclusão principal da pesquisa é que esse processo de internacionalização é benéfico a todos os envolvidos. “Possibilita maior cooperação entre os países; seja para as IES, visto que consegue maior notoriedade em proporções mundiais e a possibilidade do Benchmark; e principalmente para os alunos que conseguem desenvolver habilidades além de conhecimentos técnicos, principalmente através desse intercâmbio cultural, como a capacidade de adaptação e inteligência emocional”, explica a estudante.
O professor Paulo Gonzaga, que foi entrevistado pela pesquisadora, ficou feliz com o resultado do trabalho. “Ficou muito bom. Ela levantou dados, entrevistou e conseguiu perceber como o trabalho nesta área evoluiu na PUC”, conta ele. Isabela também apontou dificuldades e sugestões para o programa.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.