Palestra sobre ‘Bioinsumos em Goiás’ marca abertura da III JC Poli

Teve início na manhã desta quarta-feira, 17, a III Jornada Científica da Escola Politécnica e de Artes, com a apresentação de uma palestra sobre ‘Bioinsumos em Goiás’, proferida pelo superintendente de engenharia agrícola João Asmar Júnior, no auditório 3, da Área 2.

Em sua explanação, João falou sobre o uso dos bioinsumos e como o meio ambiente pode ser favorecido com sua utilização, visto que este é o maior objetivo.

O programa Estadual de Bioinsumos foi instituído pelo Governo de Goiás por meio da Lei n. 21.005, de 14 de maio de 2021 com o objetivo de ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Martha Nascimento Castro, citou que muitas das disciplinas que integram a grade curricular do curso envolvem pesquisa e laboratório e, atrelando as atividades da jornada científica à graduação, entende que há grande contribuição no processo formativo, por possibilitar que o acadêmico tenha contato com o conhecimento científico, a exemplo da palestra de hoje, que falou sobre a necessidade de produção de alimentos sem descurar da preservação do meio ambiente: “A produtividade sempre foi o alvo da agronomia. A nossa missão nobre é a de alimentar o planeta, mantendo os recursos naturais protegidos, mas sem perder a qualidade nutricional do alimento”, cita.

Presente na palestra, a estudante de 19 anos Alanes Fernandes entende que a busca incessante da Agronomia é pela otimização tanto da plantação quanto da colheita, levando-se em conta, por um lado, a preservação do solo, e, por outro, a qualidade do alimento obtido: “Eu acho que o desafio daqui para frente é só melhorar e eu entendo que o uso de bioinsumos pode colaborar muito para a produção, desde que utilizado de forma responsável”, pondera.

Prestigiando a abertura do evento, a diretora da Escola Politécnica e de Artes, Míriam Gusmão, explicou que a programação da Jornada contempla várias exposições, mesas redondas e até mesmo palestras motivacionais, sendo que os palestrantes de Goiânia estarão presencialmente na Poli nos dias das respectivas atividades: “Além disso, nós recebemos uma produção de mais de 30 artigos científicos dos nossos estudantes, que serão submetidos a avaliação de um comitê. O objetivo da jornada é proporcionar que o aluno cresça na iniciação científica e as pessoas possam conhecer o que está sendo pesquisado e fazer essa rede de comunicação entre os estudantes e os palestrantes”, registra.

A programação da III Jornada Científica da Poli pode ser acessada neste link.

Fotos: Wagmar Alves