Palestra prepara futuros professores para lidar com violência nas escolas

O bullying nas escolas é uma realidade para quem estuda e também para quem leciona. Buscar estratégias para superar os desafios da convivência no ambiente escolar. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente um em cada dez adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos, no Brasil. As agressões existem também fora da internet, nas escolas, onde 23% dos estudantes afirmaram ter sido vítimas de bullying, ou seja, sentiram-se humilhados por provocações feitas por colegas.

As estratégias de enfrentamento ao bullying foi o tema da palestra do dr. Murilo de Camargo Wascheck, em evento que integra o Ciclo de Debates do curso de História, realizado na última terça-feira, 10 de maio, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. Pra ele, o principal ponto é discutir as causas do bullying no ambiente escolar. “A causa das agressões é, sobretudo, a banalização da violência em todos os espaços, incluindo o escolar”. Ele apresentou para os participantes duas linhas de trabalho que podem ser executadas tanto nas redes como nas escolas.

De acordo com a professora Maria Madalena Queiroz, coordenadora do Estágio Supervisionado do curso de História da PUC Goiás e organizadora do ciclo, o objetivo das discussões é oferecer aos estudantes que já estão atuando em estágio formação sobre temas atuais da educação. “O bullying faz parte do cotidiano da convivência de crianças e jovens. Quanto mais se informam sobre esta questão mais os futuros professores estarão preparados”.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.