Palestra apresenta Campanha da Fraternidade

Desdobramento da Encíclica Laudato Si’ – a primeira do Papa Francisco – a Campanha da Fraternidade 2017 foi pauta de palestra ministrada pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, e por sua filha, a profa. Sarah Amado, na noite desta segunda-feira (20). Aos fiéis da Capela São Vicente de Paulo, em Goiânia, eles falaram sobre o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. Neste ano, a Campanha tem o lema Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).

O reitor abriu sua fala lembrando os assuntos abordados pela Campanha, em anos anteriores. Ele explicou que a iniciativa é única no mundo e que em outros países a Igreja Católica desenvolve outras ações comunitárias. Na Alemanha, por exemplo, há uma coleta destinada para países pobres. “Esse formato da Campanha é só do Brasil”, valorizou.

Em seguida, ele se lembrou de sua mudança do Sul para Goiás, quando a paisagem de típica daquela região deu lugar à desta. “É outro tipo de paisagem, de característica, de bioma”, afirmou, ressaltou que “ao tratar dos biomas brasileiros a igreja quer falar do cuidado com a vida, em todas as suas dimensões”.

Durante a palestra, o reitor defendeu que essa atenção especial a natureza e à criação de Deus dependente “de penitência e de mudança de vida”. Além disso, neste tempo de Quaresma, demanda “conversão e compromisso.”

Wolmir lembrou ainda que as ações da Campanha da Fraternidade, embora sejam anuais, deixam frutos que perduram durante anos. “O tema é debatido durante um ano. Mas os projetos que nascem dali se estendem ao longo do tempo”, ressaltou.

Graduada em Biologia pela PUC Goiás e mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela instituição, Sarah Amado apresentou as características, as potencialidades e os desafios para a conservação dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa.

Ela alertou para os perigos que rondam o Cerrado brasileiro, como a monocultura, que acarreta no desmatamento, na compactação do solo e é uma ameaça à biodiversidade.

Wolmir e Sarah já estiveram nas paróquias São Paulo Apóstolo e Santa Edwiges.

Participação
A PUC Goiás participa da Campanha da Fraternidade com atividades junto às congregações, oferecendo serviços para as paróquias, apoiando as atividades que serão desenvolvidas. Todos os anos, a universidade, por meio de sua Comissão de Articulação, realiza ações para a comunidade interna, envolvendo alunos, professores e funcionários nos temas da Campanha.

Para este ano, além dos mais de 25 mil alunos e 2,5 mil funcionários, a universidade alcançará a comunidade católica, por meio das paróquias.

A Campanha da Fraternidade ocorre em âmbito nacional desde o ano de 1964 e é lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre na Quarta-Feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma: tempo de conversão, jejum e penitência na vida da Igreja.


Fotos: Ana Paula Abrão


Fotos: Geovanna Lemes

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.