Núcleo de estudos do Proafro realiza encontro de abril

Nesta terça-feira, 24, o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Neab), do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) da PUC Goiás, realizou seu encontro de abril, no na Sociedade Goiana de Cultura (SGC).

As pesquisadoras pautaram suas discussões no artigo Gênero, raça e ascenção social, da filósofa e escritora Sueli Carneiro, e no capítulo A mulher negra e o amor, do livro Eu sou atlântica – Sobre trajetória de vida de Beatriz Nascimento, de Alex Ratts.

“O Neab é um espaço de diálogo, de troca, de trazer essas discussões para a nossa realidade”, explica a professora Fátima Freitas, responsável pela atividade.

Com os debates a partir de escritores negros e de questões históricas ligadas aos movimentos de luta, o grupo recebe, mensalmente, a participação de acadêmicos e pesquisadores ligados ou não à universidade. “A ideia é acolher alunos, mas não só. É interessante perceber que a cada encontro temos participantes de diferentes lugares e realidades”, afirma.

O núcleo tem sua criação atrelada à própria criação do Programa, na década de 1980, em consonância com o movimento de estudos afro-brasileiros nas universidades do país. Hoje, os encontros são realizados uma vez ao mês, sempre às terças-feias. O próximo encontro será no dia 15 de maio, às 14h30, também na SGC, no Setor Leste Universitário. A participação é aberta e gratuita.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.