Mostra Pedagógica foca no ensino da geo-história de Goiás

Com o apoio da intérprete de Libras Pollyane Rodrigues, da PUC Goiás

O curso de licenciatura em Geografia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás promoveu nesta segunda-feira, 3, sua Mostra Pedagógica para o ensino. Neste ano, a temática seguiu o módulo do semestre: o Estado de Goiás.

Os mais de 60 alunos se dividiram em grupos para trabalharem o ensino de temas como o Cerrado, Goiânia e o Césio 137. “É uma atividade que sempre está vinculada à extensão e à doação dos resultados. Para os grupos que ficaram com o Cerrado, por exemplo, propusemos que criassem produtos com materiais típicos da região e tudo isso será doado depois”, explicou uma das coordenadoras da atividade, professora Nicali Bleyer.

Outro ponto próprio da atividade é o incentivo à exploração dos sentidos humanos nas práticas de ensino. “Pedimos que fossem criativos e eles realmente foram”, comenta a professora.

Foto: Weslley Cruz

Foi o caso do grupo que repensou a representação do Estado a partir de um mapa tátil, feito com grãos de feijão, milho e com macarrão. “A ideia foi elaborada pensando em aliar a geografia com a acessibilidade, para que alunos cegos e com alguma deficiência visual pudessem ter acesso ao aprendizado”, frisa o acadêmico Felipe Neves. “É importante pensarmos na atuação que teremos como professores também. Esse mapa não serve só para cegos como para todos os alunos”, conclui.

A colega de grupo Larissa Cavalcante concorda. Ela destaca ainda a importância de conviver com o diferente para abrir horizontes. “Talvez, se nós tivéssemos essa experiência no ensino fundamental, já teríamos nos acostumado a pensar no próximo antes de entrarmos na faculdade”, reflete. “Até porque esse mapa é muito mais atrativo para o estudante: ele vai participar da composição, colando os grãos, entendendo melhor o espaço do Estado. Acaba fixando melhor o conteúdo também”, ressalta. “O mapa tradicional é completamente exclusivo”.

Além de mapas, maquetes, filmes e exposições fotográficas, a mostra contou com jogos interativos, artesanatos e até pratos culinários, como galinhada e bolo de jatobá. “São possibilidades pedagógicas para o ensino de Goiás, em diferentes linguagens, mexendo com diferentes sentidos. É uma experiência muito rica”, comemora a professora Nicali.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.