Mostra Cultural da PUC Idiomas traz imersão gastronômica internacional

Uma noite inspirada no reality culinário Master Chef com a degustação de pratos típicos de vários países, apresentados no seu idioma de origem. Este tour gastronômico marcou o retorno da Mostra Cultural da PUC Idiomas, aberta na noite desta segunda-feira, 22, na sede do centro de línguas, com a presença de estudantes, familiares, egressos e professores dos cursos regulares de Inglês, Espanhol, Francês e Italiano.

Chegando na sua 16ª edição, o evento retorna em novo formato, após uma pausa devido à pandemia. “Retornamos com o mesmo vigor e entusiasmo de antes, mas ele será feito não só em um dia, mas ao longo da semana, aproveitando a presença dos alunos no horário de aula para que eles façam atividades com o objetivo de mostrar a língua e aspectos culturais do idioma”, informou a coordenadora da PUC Idiomas, profa. Angélica Aires.

Diante de uma banca composta por jurados (egressos e o secretário da escola), os estudantes apresentaram, no idioma estrangeiro, curiosidades sobre cada prato típico. Para avaliar as guloseimas, os examinadores apreciaram a arguição oral, a apresentação do prato e o sabor.

“Eles prepararam e vão mostrar para o público o que é o prato, a característica da região e tudo isso é língua produzida. Todos estão muito envolvidos e essa atividade só tem a beneficiar/consolidar o aprendizado do idioma”, complementou a coordenadora.

Uma viagem cultural

Além do contato mais íntimo com o idioma, a imersão cultural em cada prato típico possibilitou aos estudantes a experiência de viajar sem sair do Brasil. Cada pesquisa era um mergulho no país elegido e a atividade possibilitou uma integração entres os estudantes.

O grupo da estudante de italiano, Janaina Garcês Calegari, fez uma apresentação sobre a Bruschetta e a origem do queijo. Apaixonada pelo idioma estudado, ela optou pelo curso para obter a cidadania italiana. Mesmo aprovada no teste de proficiência, ela segue dedicada aos estudos e aprova iniciativas extraclasse para consolidar a aprendizagem da língua.

Já as estudantes do Espanhol (Básico 1) apresentaram as empanadas argentinas e a guacamole mexicana. A arguição oral ficou por conta das alunas Jade Vieira de Rezende e Andrea Bonanato Estrela.

Para Jade, a melhor forma de aprender uma língua é ter contato com atividades que proporcionam uma imersão cultural no idioma preterido. “A apresentação é em espanhol, tivemos que escrever o texto no idioma e a gente vai adquirindo mais vocabulário e acaba tendo mais contato ao fazer as pesquisas”, pontuou.

A colega de turma, Andrea, explicou o fator que a motivou escolher o curso de espanhol: viajar e conhecer outras culturas. “A trava da língua não pode ser um empecilho.  Estava sentindo que isso estava me deixando constrangida, com medo de viajar e o espanhol é uma língua que já está em todos os países, as pessoas conseguem responder e entender o que a outra parte está falando. É muito bacana”, relatou.

Após apreciar os pratos, os jurados determinaram como vencedores do concurso a turma de italiano, que produziu a bruschetta e o queijo parmesão.

Matrículas abertas

É importante destacar que as matrículas para ingresso no centro de línguas serão abertas para novatos a partir do mês de junho. Estudantes e egressos da PUC têm 20% de desconto. Mais informações: (62) 3227-1176

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.