Missa celebra abertura do semestre letivo

No início de março, a PUC Goiás retomou as aulas 100% presenciais em todos os cursos de graduação, após quase dois anos de regime remoto extraordinário. Diante desse novo cenário, em clima de gratidão, a comunidade acadêmica e outras instituições universitárias reuniram-se na última sexta-feira, 18 de março, para uma Missa em Ação de Graças pela Abertura do Semestre Letivo, que foi presidida pelo arcebispo metropolitano e grão-chanceler da universidade, Dom João Justino de Medeiros Silva, na Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje).

O evento também foi um marco no calendário acadêmico. Trata-se da primeira missa celebrada pelo arcebispo de Goiânia na PUC Goiás, na ocasião do 30º dia da sua posse canônica e, também, o encerramento do Tríduo de São José, que mobilizou os funcionários docentes e administrativos da universidade em preparação à solenidade do santo, celebrada anualmente pela Igreja Católica no dia 19 de março.

Com base nesse contexto, a reitora Olga Ronchi, refletiu sobre a relação do grão-chanceler com a universidade e a importância da sua missão de conduzir toda a instituição, sempre com uma palavra sobre a Campanha da Fraternidade da CNBB e o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

“Em tão pouco tempo, de forma integrada e fraterna, ele demonstra este cuidado com a educação. Para nós, é uma grande alegria, o fato de Dom João Justino somar conosco na caminhada como nosso pastor, orientando não só os católicos, mas todas as religiões e famílias. Que o Papa e Dom João nos conduzam por caminhos mais humanos, fraternos, solidários e mais comprometidos com a justiça social e o meio ambiente. Que nossas crianças e jovens possam ter condições melhores de vida nos próximos anos”, refletiu.

Reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, proferiu a primeira leitura da missa

Por fim, em consonância com as intenções da missa, a reitora fez uma prece pelas crianças e jovens vítimas da Guerra na Ucrânia, que entre tantas dificuldades, estão privadas, também, da educação. “Que Deus tenha misericórdia de nós e nos conduza para um mundo de paz e de justiça”, ensejou.

Pastoral Universitária

A primeira celebração eucarística conduzida por Dom João Justino na universidade foi destacada pelo pároco da Parusje e coordenador do curso de Teologia, padre Davi Pereira de Jesus. Como neste início de caminhada o arcebispo visita as paróquias e comunidades da região metropolitana, a Paróquia Universitária é uma das igrejas contempladas com a presença do religioso.

No local, dom João tem conduzido um momento de meditação da palavra de Deus chamado Lectio Divina, que ocorre em todos os sábados, às 19h30, durante a Quaresma.

“Neste momento, ele não só presidiu a celebração eucarística, como também deu abertura ao ano letivo, pedindo a Deus que nos abençoe. Estamos sendo protegidos por Deus e conduzidos por nosso Pastor”, declarou o padre.

Homilia

A homilia da missa foi conduzida pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto. Inspirado pelas reflexões do Papa Francisco sobre São José e por um livro intitulado José, o silencioso, ele explicou a grandeza da missão exercida pelo santo na Sagrada Família.

Ao afirmar, que é um “santo que brilha aos olhos de Deus”, ele destacou as qualidades do patrono da Igreja Católica, entre elas, a simplicidade para resolver problemas e a iniciativa de cumprir os desígnios divinos.

Também citou as dificuldades enfrentadas por ele, entre elas, a fuga para o Egito e o retorno à terra de Israel após a morte de Herodes, fazendo uma alusão ao Evangelho de Mateus.

“Ele assumia com responsabilidade todas as tarefas que lhe eram confiadas. A grandeza de José e de Maria estava em fazer com amor as pequenas coisas de cada dia. Que aprendamos com eles a santificar nossa vida diária”, encerrou.

Tríduo

Também encerrando o Tríduo de São José, o pró-reitor de Administração da universidade, Daniel Barbosa, explicou a proposta das três temáticas discutidas durante os dias de meditação e oração, que antecederam à solenidade alusiva ao santo.

“Neste ano, escolhemos o tema São José educador para integrar com a Campanha da Fraternidade, que também trata o tema da educação. De modo muito especial, fizemos uma celebração diferente, tanto na forma quanto no conteúdo. Destacamos São José como o homem do cuidado, da fidelidade e da educação. E hoje o bispo auxiliar, dom Levi, fez uma fala muito linda, trazendo aspectos muito interessantes do homem precioso, que teve a grande missão de cuidar da Sagrada Família”, declarou.

Fotos: Weslley Cruz