Tríduo de São José reúne devotos na universidade

Patrono universal da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e protetor das famílias. Com tantas referências, São José traz uma história de exemplo e inspiração para seus devotos e devotas no mundo inteiro e, também, para os funcionários docentes e administrativos da PUC Goiás, que comemoram a data religiosa em homenagem ao santo, anualmente, no dia 19 de março.

Seguindo esse rito, como forma de preparação ao Dia de São José, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) da universidade, promove o Tríduo em alusão ao santo, que teve início nesta terça-feira, 15, e continua até quinta-feira, 17, sempre às 17 horas, na capela da Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje).

De acordo com o pró-reitor de Administração, prof. Daniel Barbosa, a influência de São José está presente na história da PUC Goiás desde a sua criação, já que o protetor da Sagrada da Família era o santo de devoção das irmãs fundadoras da universidade e de Cônego José Trindade da Fonseca e Silva (1904-1962), padre que doou a Fazenda José à instituição, área que hoje abriga o Câmpus II (Jardim Mariliza).

Além de estar presente nas raízes da universidade, São José  ainda tem um papel de intercessão especial para a Proad. “São José é padroeiro dos trabalhadores e a Pró-Reitoria de Administração tem muitos trabalhadores operacionais. Assim como ele foi o provedor da Sagrada Família, a Pró-Reitoria também cuida de toda a parte de suporte à universidade, em todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou o gestor.

O prof. Daniel também informou que a iniciativa de celebrar São José partiu do arcebispo emérito de Goiânia, dom Washington Cruz, que sugeriu à Pró-Reitoria que tivesse  o pai adotivo de Jesus como seu santo padroeiro. Neste contexto, desde 2008 a Proad celebra o santo, por meio de diversas iniciativas, como missas, novenas e tríduos, envolvendo toda a universidade.

O evento é transmitido pelo canal da universidade no YouTube e pela fanpage da Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje).

Confira como foi o primeiro dia do Tríduo, que abordou a seguinte reflexão: São José como exemplo de cuidado.

Fotos: Ana Paula Abrão