Mestrado em História promove conferência com Terrie Epstein

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da PUC Goiás recebeu ontem, 22, a professora e pesquisadora Terrie Epstein, do Hunter College da The City University of New York (EUA), para a conferência Diferentes abordagens no ensino da História. Voltada para mestrandos, doutorandos e alunos de licenciaturas, a conferência foi realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade e com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“É sempre bom atuar em parceria com outras instituições, fazer esse intercâmbio de conhecimento, essa troca”, explica a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da PUC, professora dra. Thais Alves Marinho. Thais também destaca a importância de trazer exemplos de diferentes realidades para ampliar o olhar dos alunos da graduação e da pós-graduação. “É importante pluralizar os conteúdos, as didáticas do ensino de História. Caso contrário, a gente corre o risco de apenas reproduzir discursos oficiais”.

Representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), o coordenador da pós-graduação Stricto Sensu, professor dr. Darlan Tavares Feitosa, destacou o importante relacionamento entre a graduação e a pós, sempre priorizada na Escola de Formação de Professores e Humanidades. “É uma ligação extremamente recomendada”, ressalta.

A conferência

Simpática, a professora Terrie Epstein iniciou sua fala agradecendo o interesse de todos e o convite, finalizando com um “muito obrigado”, em português. “Acredito que aprendo mais quando conheço como outras pessoas e países formam seus professores. Quanto mais viajo o mundo, mais tenho essa certeza”.

A pesquisadora destacou o caráter acadêmico da conferência, mas sem excluir os exemplos práticos. Logo em seguida, iniciou sua apresentação sobre as abordagens possíveis – quatro, em seu entendimento – para a pesquisa em educação histórica.

Além da PUC Goiás, a professora também passou pela UFG e será recebida na Universidade Federal do Paraná (UFPR), retornando para os Estados Unidos em seguida. Sua vinda, segundo a professora dra. Maria da Conceição Silva, do Programa de Pós-Graduação em História da UFG, foi possível por meio de projeto apresentado à Comissão Fulbright, no ano passado.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.