Medicina Veterinária Legal é pauta do CCTI

Você sabia que os maus-tratos contra animais podem indicar a ocorrência de violência doméstica?! Essa é uma discussão dentro da Medicina Veterinária Legal, que tem a missão de auxiliar nas investigações criminais, provando que além de promover a saúde e o bem-estar dos animais, a profissão também tem um olhar para os seres humanos e o desenvolvimento social e sustentável do planeta.

Consciente dessas demandas, a III Semana de Medicina Veterinária da PUC Goiás (SEMAVET) marca presença na programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade (CCTI) e será transmitida de 19 a 22 de outubro pelo Microsoft Teams.

Palestras com enfoque para cães, gatos, ruminantes, equinos, suínos, aves, animais silvestres e saúde pública serão ministradas pelos palestrantes convidados nos sete módulos da SEMAVET.

Faça sua inscrição

Promovido pela coordenação do curso, em parceria com o Centro Acadêmico, o evento é aberto para estudantes da PUC Goiás e de outras IES. O link para inscrição está disponibilizado na bio do perfil @semavetpucgo (Instagram).

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Maria Ivete de Moura, a Medicina Veterinária Legal é um módulo de destaque no evento, pois enfatiza o papel desta área para investigar as tragédias ambientais, participar da avaliação e valoração de rebanhos em processos judiciais e, também, nas pesquisas que têm como objeto de estudo a Teoria do Link, que faz uma conexão entre maus-tratos contra animais e a violência doméstica.

Apesar de ser pouca conhecido no Brasil, esse tipo de estudo é bastante utilizado nos Estados Unidos e na Europa para auxiliar nas investigações e prevenir crimes.

“A violência praticada contra filhos ou cônjuges e a crueldade animal estão intimamente conectadas umas às outras, e esse círculo continuará até que seja quebrado”.

Profa. Maria Ivete, coordenadora do curso

Vale destacar que as áreas de atuação do perito médico veterinário envolvem o meio ambiente, maus-tratos, clínica, patologia, avaliação de rebanhos, seguro animal, saúde pública, bem-estar e proteção animal, entre outras. Todos esses temas serão abordados nos dias 20 (14 horas) e 21 de outubro(14 horas e 15h45). O resumo das atividades e o currículo dos palestrantes estão disponíveis no instagram mencionado.

Programação

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a profissão oferece mais de 80 áreas de atuação e tem um papel indispensável para o desenvolvimento econômico e social no Brasil. De olho nesta realidade, a SEMAVET oferece aos participantes um vasto conteúdo, que irá abordar as habilidades e competências exigidas no ofício da Medicina Veterinária.

Os participantes também terão a oportunidade de aprofundar em temas como a clínica e cirurgia de animais de companhia e de produção, biossegurança em granjas, reabilitação de animais silvestres, enriquecimento ambiental para animais de zoológico, comportamento e personalidade de cães e equinos, acumulação de animais e seu impacto na saúde pública, além da reprodução e manejo reprodutivo dos animais de produção.

A abertura da SEMAVET ocorre no dia 19 de outubro, às 8h30, com transmissão pelo Teams e abordará a importância do marketing pessoal e das ferramentas digitais para a carreira do médico veterinário.

O curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás é vinculado à Escola de Ciências Médicas e da Vida. Confira as principais informações sobre o curso e as formas de ingresso aqui.
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.