Medicina Veterinária

Bacharelado

Medicina Veterinária

Bacharelado

Se você acha que médico(a) veterinário(a) só cuida de pet, você está muito enganado. O profissional é um dos mais importantes para o setor agropecuário, que vive forte expansão mesmo durante a dura crise mundial neste início de década. Atualmente, o agronegócio representa 23,5% do PIB brasileiro* e foi o único setor da economia a ter resultado positivo no PIB do primeiro semestre de 2020**.

Além disso, esse(a) profissional tem papel importante na saúde pública, com o controle de zoonoses e ação primordial na preservação do meio ambiente, produção sustentável e controle de resíduos. Na PUC Goiás, o curso está instalado na Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV).

Infraestrutura

São diversos espaços laboratoriais para estudantes de Medicina Veterinária da ECVM! Além de toda a infraestrutura de salas de aula do Câmpus II, o(a) estudante ainda contará com: Hospital veterinário; Fazenda escola; Setor de capino e ovinocultura; Setor de Avicultura; Sala de ordenha; Curral de manejo de bovinos; Laboratórios de informática.

Carreiras

A carreira de médico(a) veterinário(a) é bastante extensa, com diversas opções e especializações. Entre as principais opções estão as áreas de diagnóstico/clínica, laboratórios de produtos veterinários, pesquisa, inspeção sanitária, análise de impactos ao meio ambiente, entre outras.

Pesquisa

Assim como os demais cursos da ECMV, o curso de Medicina Veterinária conta com projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade por professores doutores com o apoio de pós-graduandos e estudantes de graduação.

Na PUC, cada estudante pode participar de projetos de pesquisa desde o início da graduação a partir do programa de Iniciação Científica (IC). A seleção ocorre anualmente.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Medicina Veterinária da ECMV. Cada estudante pode optar por integrar os programas e projetos extensionistas da universidade em qualquer momento do curso. As formações ocorrem semestralmente e são consideradas um forte diferencial para o mercado de trabalho.

Além disso, cada estudante de Medicina Veterinária da ECMV pode optar por participar das ligas acadêmicas do curso.

Monitoria

Na PUC Goiás, o exercício da Monitoria no âmbito do ensino, contempla as atividades de planejamento e atuação pedagógica, estudo e avaliação. O monitor também pode empreender ações no campo de pesquisa e da extensão. Todas essas atividades, necessariamente, deverão ser orientadas, supervisionadas e avaliadas continuamente pelo professor.

Assim, no Programa de Monitoria, o aluno tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico-científico e também educativo.

A PUC Goiás acredita que a participação dos alunos no Programa de Monitoria aprimora, de fato, sua formação e implementa a cultura acadêmica, por isso vem ampliando cada vez mais a oportunidade de os estudantes participarem desse programa. O curso de Medicina Veterinária disponibilizará 80 horas, equivalendo a 10 vagas para monitoria com bolsa.

Estágio

O estágio curricular supervisionado compreende atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio e de forma coletiva, ou seja, é uma complementação do ensino, pesquisa e extensão. As atividades podem ser desenvolvidas em qualquer área afim e correlata da Medicina Veterinária, devendo ser o mais abrangente possível, em cada área do conhecimento escolhida, de modo que permita a inserção do estudante no labor e na prática social, econômica e política, fortalecendo a relação entre a universidade e demais segmentos que contribuem para a formação profissional.

Desse modo, na formação do Médico Veterinário deve-se garantir o desenvolvimento de estágio supervisionado curricular não obrigatório e estágio obrigatório, dentro e fora da PUC Goiás, conforme previsto pela Lei nº 11.788, com programação prévia, em colaboração com instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, cooperativas, empresas públicas ou privadas e profissionais liberais. As duas modalidades de estágios serão orientadas por um docente do curso e supervisão de um profissional habilitado em atividades ains ou correlatas à Medicina Veterinária, sem assumir um caráter de especialização, cadastrado na Coordenação de Estágio da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da PUC Goiás.

Considera-se ainda, que as atividades de estágios supervisionados têm a função de oferecer subsídios à avaliação da matriz curricular, atualizações de metodologias de ensino, com caráter realista no diz que respeito à contribuição ao desenvolvimento regional e nacional no setor agropecuário, saúde pública e criação de animais de companhia.

Ao discente, a oferta de práticas nas diferentes vertentes de trabalhos no campo de Medicina Veterinária, além de complementar os conhecimentos adquiridos, contribui para desenvolver o lado social, o trabalho em equipe, a compreensão organizacional, despertando interesses e identificando preferências e habilidades do profissional em formação.

Para as empresas e profissionais colaboradores que disponibilizam as vagas de estágio, esta atividade estimula a criação de canais de cooperação com a universidade para resolução de problemas de interesse mútuo, contribuindo para a formação de profissionais, além de facilitar o recrutamento de técnicos com perfil adequado as vagas e reduzir o período de adaptação do profissional para execução atividade disponibilizada na empresa.

O estágio curricular obrigatório será realizado como uma disciplina de núcleo específico, a ser cursada no último semestre (10º período) do fluxo curricular sugerido para o curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás, cuja aprovação é requisito formal para a integralização curricular e, consequentemente obtenção de diploma. A disciplina será oferecida no início do semestre, aos alunos do 10º período e equivale a 375 horas de carga horária, sendo 10% da carga horária total do curso, atendendo assim o artigo 7º da Resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003.

Atividades de estágios não obrigatório são caracterizadas por vivências de experiências próprias nos diferentes campos de atuação profissional, sendo opcional. O local de estágio deverá estar devidamente conveniado com a PUC Goiás e arcar com o seguro e despesas referentes à bolsa outra forma de contraprestação que a ser acordada, de acordo com o Art. 12 da Lei nº 11.788.

Será permitida a realização de estágio curricular não obrigatório aos discentes que cursaram no mínimo 240 horas em disciplinas específicas de natureza obrigatória (a partir do segundo período de graduação), haja vista a necessidade do aluno incorporar um pouco de conhecimento básico sobre a profissão. Não há limite de carga horária total, porém deve sempre ser supervisionada por técnicos de nível superior, que desenvolvam atividades afins à Medicina Veterinária, interessados na área objeto do estágio.

São considerados campos de estágio: profissionais liberais, empresas ou instituições públicas, privadas ou de economia mista, autarquias, propriedades rurais e outras que desenvolvam atividades afins à Medicina Veterinária e que disponham de técnicos de nível superior, com formação em Medicina Veterinária, Agronomia, Biologia ou Zootecnia, interessados na área objeto do estágio, para fins de supervisão, sem assumir um caráter de especialização, cadastradas na Coordenação de Estágio/ECAB e, devidamente conveniadas com a PUC Goiás.

* De acordo com os dados de 2017 da Confederação Agropecuária e Pecuária do Brasil (CNA)
** Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.645,24*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Medicina Veterinária na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Medicina Veterinária.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Maria Ivete de Moura

Coordenadora do curso de Medicina Veterinária