MAC/CCON expõe 40 anos de trajetória artística de Tai Hsuan-an

As quatro décadas de transformações no trabalho do artista Tai Hsuan-an são o tema da exposição Diáspora, Convergências e Conexões, que o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) recebe a partir deste sábado, 15/12. O vernissage está marcado para 10 horas, com entrada gratuita. O Museu de Arte Contemporânea de Goiás integra o complexo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), unidades da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O MAC/CCON é a segunda parada da mostra, que passou pelo Museu de Arte de Sichuan, na China, no primeiro semestre de 2018. Os trabalhos – cerca de 180 obras, entre pinturas e esculturas – ficam à disposição do público goiano até 30 de março de 2019. “Diáspora, Convergências e Conexões em 40 anos na arte de Tai Hsuan-an” tem curadoria de José Roberto Teixeira Leite e produção de PX Silveira. Silveira também assina a expografia, ao lado do próprio artista.

O artista

Tai Hsuan-an nasceu na China em 1950. A mãe era professora. O pai, fotógrafo, músico, artista plástico e também professor. Estimulado pelo ambiente doméstico, começou a desenhar e a pintar aos 3 anos. Em 1965, mudou-se com a família para o Brasil. Trabalhou em fazendas no Paraná e em São Paulo, onde mais tarde cursou Arquitetura. Mesmo nos períodos mais difíceis, continuou estudando e praticando a pintura.
Em 1977, radicou-se em Goiás. Tornou-se professor da Escola de Arte e Arquitetura da Universidade Católica de Goiás (atual PUC Goiás) – ocupou a vaga de Frei Confaloni. Passou a conviver e a trocar experiências com Sáida Cunha, Amaury Menezes, DJ Oliveira e outros artistas goianos.

A partir de 1978, abandonou pintura clássica chinesa, inspiração primeira, e começou a experimentar técnicas e materiais variados. Sua obra teve muitas fases: fundos de quintal, grande natureza, a série abstrata de “momentos e passagens do tempo”, natureza imaginária e outras. São estas muitas fases que estão representadas na exposição Diáspora, Convergências e Conexões em 40 anos na arte de Tai Hsuan-an, que o MAC/CCON recebe agora em seu salão principal.

Nova iluminação

A abertura da exposição de Tai Hsuan-an marca também a inauguração da nova iluminação do Museu de Arte Contemporânea de Goiás. O projeto luminotécnico foi elaborado pelo escritório Illuminato, de Goiânia. A iniciativa assinada pela arquiteta Ana Paula Moraes abrange as áreas externa e interna do prédio do MAC (cilindro suspenso) e também as galerias subterrâneas.

“O MAC é o único museu público equipado com esta tecnologia no País”, afirma Ana Paula. Segundo ela, o projeto contempla 16 modelos diferentes de projetores de luz. Os equipamentos são dotados de tecnologia LED e alcançam mais de 90% de IRC (Índice de Reprodução de Cor), proporcionando maior fidelidade às cores empregadas pelo artista.

O projeto da Illuminato contempla ainda a implantação de um acervo de projetores de ópticas e fotometrias variadas. Com ele, é possível desenvolver planos personalizados de iluminação para cada exposição sediada pelo MAC. A tecnologia é a mesma utilizada em grandes instituições do gênero dentro e fora do Brasil, como o Museu d’Orsay, em Paris (França).

“Estamos felizes em receber o público goiano para a abertura da exposição de Tai Hsuan-an com a nova iluminação do Museu de Arte Contemporânea de Goiás. É mais uma conquista. Esta luz ideal possibilita a contemplação das cores reais das obras, o que leva a experiência dos nossos frequentadores para um novo patamar”, destaca a diretora da instituição, Márcia Pires.

Créditos

Diáspora, Convergências e Conexões em 40 anos na arte de Tai Hsuan-an é uma realização do Instituto ArteCidadania, do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) e do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A mostra tem apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), da Secretaria de Estado da Educação, Cultural e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.

SERVIÇO

Exposição Diáspora, Convergências e Conexões em 40 anos na arte de Tai Hsuan-an
Abertura:
 Sábado, 15/12, às 10h
Visitação: Até 30 de março de 2019 (terça a sexta, das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas)
Entrada gratuita

Fonte: Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.