MAC abre exposição ‘ABC Confaloni’ obras, documentos e reproduções

Em uma parede branca, dois quadros: Santa Maria com o menino Jesus, na primeira obra pintada por Frei Nazareno Confaloni, em 1935, e uma mãe negra com seu filho, na última obra pintada pelo artista, em 1977, encontrada em tinta fresca em seu ateliê. A parede com as duas obras é apenas o começo da exposição ABC Confaloni – modernidade inaugural e outras obras, que ocupa todo o Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com mais de 300 obras.

“É a maior exposição individual já feita em Goiás”, comemora Px silveira, idealizador da exposição e coordenador da Comissão de Registro e Comemorações Centenário de Nascimento Giuseppe Confaloni.

Realizada com o apoio da PUC Goiás e com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Seneago, a exposição está aberta até o dia 25 de fevereiro de 2018, com entrada gratuita. A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, 8, com a presença de autoridades, familiares, amigos, contemporâneos e artistas influenciados pelo principal nome do modernismo em Goiás.

“Ele foi a base, foi pioneiro nas artes plásticas em Goiás. Acho que por ser estrangeiro e sacerdote, fez o modernismo ser aceito em meio ao conservadorismo. Acho que essa é a maior exposição feita no nosso Estado e tavez a mais importante”, ressalta o artista plástico Amaury Menezes, grande amigo de Confaloni.

O começo de sua carreira é marcada pelos estudos com o frei na antiga Escola Goiana de Belas Artes, uma das instituições-base para a criação da PUC Goiás. “Graças ao Confaloni a criação da universidade foi possível. Ele foi fundamental”, lembra.

Um dos maiores nomes das artes plásticas em Goiás, Siron Franco também prestigiou a abertura. “É um querideo amigo. Estou muito feliz em ver Goiás colocando o Frei Confaloni em seu devido lugar”, afirma.

Centenário

O ano de 2017 foi marcado pela intensa comemoração do centenário de nascimento do Frei Confaloni em toda a cidade. Na PUC Goiás, as comemorações incluíram duas exposições: Centenário Confaloni, com parte do acervo do artista e religioso italiano, realizada no primeiro semestre, e Escola do Frei, realizada no segundo semestre com obras de 17 ex-alunos e seguidores do artista.

“É um dos idealizadores do curso que ajudou a formar nossa universidade”, lembra o reitor da universidade, professor Wolmir Amado. Sobre a exposição do MAC, faz questão de destacar que a iniciativa “está coroando o centenário”.

Vinda da Itália para acompanhar as comemorações e conhecer a terra que seu tio falava, Rossela Orsini se emocionou com a exposição. “Desde que cheguei senti de todos o mesmo calor, o mesmo afeto por ele e pelo legado que ele deixou”, destaca. Ela também convidou as autoridades a reunirem as obras em um museu dedicado ao frei, pedido que se tornará realidade em 2018, graças ao projeto do Museu Confaloni, na Cidade de Goiás – uma parceria entre a PUC Goiás e a Ordem Dominicana.

A exposição

Aberta ao público até o dia 25 de fevereiro de 2018, no MAC, traz mais de 300 obras e documentos do Frei Confaloni, algumas nunca expostas anteriormente.

Para isso, acervos da PUC Goiás, da Ordem Dominicana, da família e de colecionadores foram reunidos.

Confaloni é considerado o pai da Arte Moderna em Goiás. “Sua temática foi evoluindo com o tempo. Das Madonas para um caráter social muito grande, mirando nos pobres, nos mais desprovidos e, depois, humanizando as figuras santas”, explica Px Silveira. “O Confaloni é um tesouro enorme que temos (em Goiás)”.

Além das obras, o museu é todo ocupado por ampliações de pinturas selecionadas e por uma simulação, em tamanho real, de seu último ateliê.

Até o final da exposição, o MAC realizará também atividades culturais e de formação ligadas às obras e ao legado do Frei Confaloni. Toda a programação poderá ser acompanhada na página oficial do museu, disponível neste link.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.