Liga acadêmica de Segurança do Paciente realiza seu primeiro simpósio

Criada em 2016, a Liga Acadêmica de Segurança do Paciente (Lasp) da PUC Goiás realizou nesta sexta-feira, 27, seu primeiro simpósio. O evento é equivalente ao segundo curso introdutório da liga – o primeiro no formato.

Participaram do simpósio alunos de cursos de saúde da PUC Goiás e de outras instituições de ensino superior, que pretendem ingressar na Liga este ano. A participação no evento formativo e a classificação na prova teórica, prevista para o dia 4 de maio, são obrigatórias para a conquista de uma das 15 vagas disponíveis.

Para a formação, foi escolhido como tema o terceiro desafio global da Organização Mundial de Saúde (OMS), lançado no ano passado visando reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países nos próximos cinco anos. A iniciativa traz maneiras de melhorar a forma como medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos, evitando prejuízos associados ao uso indevido de medicações. Somente nos EUA, erros do tipo causam a morte de uma pessoa por dia.

“Hoje, o empenho em nível nacional é baseado nos protocolos de segurança, incluindo o de prescrição de medicamentos. Esse cuidado pode minimizar eventos adversos, como a administração de medicamentos não associados às prescrições”, afirma a professora Elisangela Guimarães, uma das dez professoras orientadoras da Liga.

Presidente da Lasp, o acadêmico de Enfermagem Gustavo Flederico Borges destacou a importância da discussão interdisciplinar nas pautas que envolvem a segurança do paciente. “Não temos como pensar nela sem pensar de forma multiprofissional”.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.