Liga acadêmica de Medicina organiza campanha de arrecadação de absorventes

A Liga Acadêmica de Cirurgia do Trauma da PUC Goiás (LACIT), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, organiza uma campanha de arrecadação de absorventes e outros produtos de higiene feminina ao longo de todo o mês de março. A campanha é mais um projeto de apoio ao combate da pobreza menstrual, que afeta meninas e mulheres no Brasil.

O Hospital do Coração (Hcor) e a Área 1 da PUC estarão recebendo doações a partir desta quarta-feira, 01. Todo material arrecadado será destinado ao Centro de Valorização da Mulher (Cevam). O projeto busca contribuir com a redução do número de pessoas que sofrem com a falta de higiene pessoal e saneamento básico no território brasileiro.

Pobreza menstrual

Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 713 mil meninas não possuem acesso a saneamento básico em seus domicílios e mais de 4 milhões não possuem acesso aos itens de higiene pessoal nas escolas.

Estudos indicam que cerca de 1 a cada 4 meninas não tem acesso à absorventes no país, fazendo com que elas busquem alternativas não usuais para a solução do problema, aumentando o risco à saúde. A falta de conhecimento, estrutura e recursos financeiros limitam o acesso dessas meninas aos cuidados pessoais que envolvem a menstruação, muitas inclusive vivem abaixo da linha da pobreza e se encontram em extrema vulnerabilidade.

 

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.