Liga Acadêmica de Curativos promove 6º curso introdutório

A Liga Acadêmica de Curativos (LAC) da PUC Goiás promoveu nesta terça-feira, 28, a sexta edição de seu curso introdutório, no Auditório 1 da Área 2, no Setor Leste Universitário. Com 10 vagas abertas a estudantes de Enfermagem, a Liga abordou como tema principal para o curso a atuação em feridas oncológicas.

Espaço formativo que integra atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a ações e estudos da área da saúde, as ligas, como explica a professora orientadora da LAC, Lorena Araújo, são uma grande vantagem na graduação. “É um aluno que se diferencia porque busca o seu conhecimento aliando a pesquisa com a extensão, retornando à comunidade aquilo que já aprendeu”, explica a professora.

Especificidades

Com significados práticos que variam da remissão de feridas à retomada da autoestima de pacientes, os curativos encontram, em casos oncológicos, um aumento de complexidade que pode ser tornar um desafio aos profissionais.

A realidade, muito presente no contexto de Goiânia, com hospitais oncológicos de referência, acaba exigindo do profissional de enfermagem conhecimento para lidar com feridas complexas. “É um erro pensar, durante a graduação, que você nunca vai ter que lidar com esse tipo de ferimento se essa não for a sua especialidade como enfermeiro. O que temos visto é que esses pacientes podem ser atendidos, muitas vezes, até em unidades básicas de saúde e nem sempre o profissional que tem esse contato está preparado para ele”, avaliou o palestrante Maycon Douglas Marinho, egresso do curso de Enfermagem da PUC Goiás e residente no Hospital Araújo Jorge.

Muitas vezes sem meta de cicatrização, por conta do avanço da doença ou de especificidades no tratamento oncológico, o curativo, nesses casos, passa a ter por principal objetivo ser efetivo, confortável ao paciente, mas sem deixar de ser esteticamente aceitável. Cada caso deve ser avaliado pelo profissional em busca da melhor solução para o momento. “Sabemos que as feridas não são uma realidade para a maioria dos pacientes. É uma realidade que afeta cerca de 5 a 10% das pessoas com câncer, com maior incidência em pacientes com câncer de pele, de mama, de cabeça e de pescoço”, explica.

Seleção

Apesar de ser aberta a estudantes e profissionais, o curso introdutório da liga será a base para a seleção, realizada na próxima terça-feira, 4 de setembro.

O tema, analisa a presidente da LAC, Kate Winslet, foi percebido a partir da necessidade do enfermeiro lidar com feridas considerando todo o contexto do paciente. Utilizado na prova, o recorte poderá embasar ações e pesquisas futuras.

Ao todo, a LAC oferece sete vagas para acadêmicos da graduação em Enfermagem da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás e outras três vagas para acadêmicos de outras instituições de ensino.

“Somos uma liga criada em 2013 e já consolidada, com forte atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão”, destaca a acadêmica. Ao todo, 20 integrantes fazem parte da LAC.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.