LAAFE promove simpósio de Anatomofisiologia

Ligada à Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás, a Liga Acadêmica de Anatomia e Fisiologia para Enfermagem (LAAFE) promoveu nesta sexta-feira, 9, a primeira edição do Simpósio de Anatomofisiologia dos Sistema Nervoso Central. O evento reuniu cerca de 300 participantes de 20 instituições no Auditório da Área 4, no Setor Leste Universitário.

Servindo também como curso introdutório para os acadêmicos que farão a prova da Liga na próxima semana, o Simpósio teve, entre seus temas, a avaliação de circunstâncias por parte de profissionais de saúde – uma das atitudes que, em atendimentos emergenciais, pode fazer toda a diferença.

“A cinemática do trauma deve ser considerada toda vez que houver troca de energia”, explicou o professor dr. Silvio José de Queiroz, ao falar do ramo da mecânica que estuda o movimento de corpos. O palestrante, que trabalha com emergências desde a década de 1990, representou o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren GO) no evento.

Para que o profissional consiga fazer a avaliação, as informações fornecidas pelo socorrista que estava na cena são fundamentais. “Elas irão ajudar muito no atendimento intrahospitalar. É possível prever muitos dos casos. Nesse tipo de atendimento, cada minuto perdido reflete em um prognóstico ruim”, acrescentou o palestrante.

Outros temas, como intervenções médicas, também foram abordadas durante o evento. “Para o enfermeiro intervir, ele precisa entender de anatomia e fisiologia”, ressalta a presidente da Liga, Déborah Evelyn Gomes.

Apoiando o simpósio, a coordenação do curso fez questão de ressaltar a importância das ligas acadêmicas para a formação dos alunos. “As ligas são um grande diferencial na vida de qualquer aluno. Parabenizo toda a equipe por um evento como esse, com uma temática tão fundamental para a nossa profissão”, destacou a professora Vanusa Claudete.

Além da coordenação e do Centro Acadêmico (C.A.) do curso, o evento contou com o apoio de diversas entidades. Cerca de 20 instituições estiveram representadas pelos quase 300 participantes. Com o sucesso da atividade, a LAAFE planeja promover atividades formativas a cada semestre, abrindo as discussões para todos os públicos interessados.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.